Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cantora Sarah Brightman irá ao espaço em 2015

Viagem está prevista para o mês de setembro, quando Sarah passará dez dias a bordo da Estação Espacial Internacional

A cantora britânica Sarah Brightman viajará para Estação Espacial Internacional (ISS) em setembro de 2015, anunciou nesta segunda-feira Oleg Ostapenko, chefe da agência espacial russa, Roscosmos.

Sarah viajará a bordo de uma nave Soyuz russa a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, acompanhada de dois cosmonautas, o russo Sergei Volkov e o dinamarquês Andreas Mogensen, e permanecerá na estação durante dez dias.

Se superar o período de instrução, a britânica se transformará na oitava turista espacial da história e a primeira desde setembro de 2009, quando o canadense Guy Laliberté, fundador do Cirque du Soleil, voou até a ISS.

A artista já confirmou que passou nos exames médicos. Se voar, Sarah, atualmente com 54 anos, se transformará em uma das pessoas mais velhas a viajar para o espaço.

Leia também:

China desenvolve foguete para missão tripulada à Lua

Nasa: cápsula termina voo de teste com pouso no Pacífico

A ISS já abriu suas portas a sete turistas espaciais. O americanos Denis Tito foi, em 2001, o primeiro a viajar à plataforma, enquanto a americana de origem iraniana Anousha Ansari foi a primeira mulher a viajar como turista até a estação, em 2006.

A Rússia recorreu ao turismo espacial no começo da década passada, devido à grave crise de financiamento que afetou seu programa espacial após a desintegração da União Soviética, a primeira potência a enviar um homem ao espaço em 1961.

(Com Agência EFE)