A Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês) adiou o lançamento nesta quinta-feira, 13, de uma espaçonave em direção a Júpiter e três de suas luas geladas – Ganimedes, Europa e Calisto. O foguete Ariane 5 deveria partir da estação de Kourou, na Guiana Francesa, às 9h15, horário de Brasília. No entanto, em função das condições climáticas e da possibilidade de relâmpagos nas imediações a decolagem foi postergada em 24 horas.
A missão Juice levará dez instrumentos para o sistema solar externo e buscará água, uma fonte de calor e material orgânico – os ingredientes que os cientistas acreditam ser necessários para a vida. Antes de chegar ao gigante, o Ariane 5 deve passar pela Lua terrestre e por Vênus, cujas gravidades ajudarão a gerar propulsão para o restante da viagem. Ao fim da missão, a sonda realizará uma queda controlada em Ganimedes, a maior lua do sistema solar.
Essa será a primeira vez que um veículo humano orbitará satélites naturais de outros planetas. Esse estudo permitirá uma melhor compreensão acerca da possibilidade de haver vida fora da Terra, da dinâmica de gigantes gasosos e do funcionamento do sistema solar.
Nos Estados Unidos, a Nasa também está interessada no maior planeta do sistema solar. Em outubro de 2024, a agência americana também planeja lançar uma espaçonave robótica chamada Europa Clipper para estudar os satélites naturais jovianos.
Espera-se que os resultados do Juice e da Europa Clipper dê aos cientistas uma visão mais clara da existência de vida além do planeta Terra.