Pelo quarto ano consecutivo, a Telefônica lidera o ranking de reclamações do Procon-SP, segundo relatório da Fundação divulgado nesta sexta-feira. Itaú, Eletropaulo, Sony Ericsson e Tim também estão entres as empresas que mais dão dor de cabeça ao consumidor.
As companhias de telefonia fixa e móvel e as empresas de energia elétrica respondem por 49% do total de reclamações encaminhadas à Fundação. Instituições financeiras também são destaque no ranking do Procon-SP e ocupam quatro posições entre as 10 companhias que somam mais reclamações.
Cerca de 57% das reivindicações são do setor de Serviços, o que inclui empresas de distribuição de água e luz, instituições de ensino e operadoras de telefonia. Já as companhias do setor Financeiro, como bancos, cartões de crédito e financeiras, somaram 22% do total de reclamações. Os setores de Produtos, Saúde, Habitação e Alimentos foram responsáveis por 18%, 3%, menos de 1% e menos de 0,1%, respectivamente.
O relatório do Procon-SP leva em consideração apenas as “reclamações fundadas”, ou seja, as reivindicações que não foram atendidas e solucionadas. As primeiras 20 empresas do ranking da Fundação foram notificadas oficialmente, além das três primeiras companhias de cada área.
Confira a lista das 10 empresas que mais receberam reclamações do consumidor, segundo o Procon-SP:
Ranking do Procon-SP (2009) 1º Telefônica 2º Itaú 3º Eletropaulo Metropolitana 4º Sony Ericsson 5º Tim 6º Claro 7º Bradesco 8º Unibanco 9º Banco Ibi/C&A 10º Embratel