Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sistema de emissão de passaportes em todo o Brasil só voltará ao normal na quarta-feira, informa PF

Site da Polícia Federal continua indisponível para novas solicitações e consultas de andamento de processos de requisição de documentos de viagem

De acordo com a PF, nos primeiros seis meses de 2009 foram emitidos em todo o país 543.188 passaportes. No mesmo período deste ano, o total de documentos confeccionados foi de 753.333

Quatro dias depois de uma pane que paralisou os sistemas de requerimento e verificação de andamento de processos de passaportes, o site Polícia Federal continua indisponível para novas solicitações. A PF não conseguiu cumprir o que havia anunciado na tarde de segunda-feira – a previsão era de normalização dos serviços às 8h desta terça-feira. A nova estimativa informada no site é de que às 18h o site e o funcionamento interno do sistema voltem ao normal. A assessoria de imprensa da instituição, no entanto, informa que só às 8h de quarta-feira ocorrerá a recuperação total dos serviços.

No Rio de Janeiro, os casos de emergência e urgência estão sendo atendidos em modo ‘off line’ pelo Núcleo de Passaporte (Nupas), que, desde junho, atende das 4h às 19h, para dar conta do volume de pedidos. “Com a baixa do dólar e as promoções de passagens aéreas aumentou o fluxo até mesmo na baixa temporada”, explica a agente Débora Pimentel Pereira, chefe do Nupas. A capacidade de emissão nessas condições, no entanto, é reduzida. Na manhã desta terça-feira, cinco passaportes foram entregues – normalmente, passam de 300 as emissões.

De acordo com a PF, nos primeiros seis meses de 2009 foram emitidos em todo o país 543.188 passaportes. No mesmo período deste ano, o total de documentos confeccionados foi de 753.333. No posto do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, esse volume quase dobrou, se comparados os meses de janeiro a junho de 2009 e deste ano. Entre 1º de janeiro e 31 de julho de 2009 foram emitidos 24 mil documentos de viagem, enquanto no mesmo período deste ano foram mais de 41 mil.

Para atender ao aumento na demanda pela emissão de documentos de viagem, o atendimento ao público no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro atualmente são recrutados policiais federais de outras delegacias. Como foram incorporados apenas quatro funcionários (eram 16 até 2009 e hoje são 20) , o Nupas requisitou seis agentes para trabalhar nos horários especiais, que dia de semana é de 4 às 8h e das 8h às 18 horas nos sábados, domingos e feriados.

LEIA TAMBÉM:

Pane em sistema da PF paralisa sistema de agendamento de passaportes

Cancelamentos da Webjet persistem nesta terça-feira

Passaportes terão chip eletrônico a partir de dezembro

PF reduz emissão de passaportes em São Paulo