Seca já atinge 460.000 no Rio Grande do Sul
Neste domingo, subiu a 106 total de cidades gaúchas em estado de emergência

Enquanto o Sudeste do Brasil sofre com as inundações, o Sul é castigado pela estiagem. Neste domingo, subiu para 106 o número de cidades do Rio Grande do Sul em situação de emergência devido à seca, segundo a Defesa Civil. O número de pessoas afetadas no estado chega a 460.714.
Outras 35 cidades já emitiram notificações preliminares de desastre (Nopred), indicando que poderão recorrer ao decreto de emergência nos próximos dias. A estiagem é provocada pela interrupção do canal de umidade vindo da Amazônia – que ficou parado no Sudeste e gerou as chuvas na região – e pela La Niña. O fenômeno meteorológico esfria a água no Oceano Pacífico, o que diminui a evaporação da água e aumenta a seca.
Entre os municípios abastecidos pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) sete estão em estado crítico, apesar de não estar interrompido o fornecimento de água para consumo humano.
A empresa informou que monitora permanentemente a situação dos municípios de Agudo, Vila Nova do Sul, Barra do Guarita, Boa Vista do Buricá, Bom Progresso, Miraguaí e São Valentim.
A companhia garante que realiza melhorias operacionais para minimizar os efeitos da seca no fornecimento humano de água nas zonas urbanas. Em algumas localidades, o abastecimento está sendo complementado com caminhões pipas e equipes realizaram a perfuração de poços artesianos em algumas das cidades afetadas.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)