Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Procurador defende abertura de sigilo em delação da Odebrecht

Carlos Fernando Santos Lima, da força-tarefa da Lava Jato, disse em São Paulo que "talvez seja até melhor" saber quais são as revelações da empreiteira

O procurador regional da República Carlos Fernando dos Santos Lima, integrante da força-tarefa da Operação Lava Jato no Ministério Público Federal do Paraná, avalia que a abertura do sigilo das delações de executivos e ex-executivos da Odebrecht “talvez seja melhor”.

Ele afirmou, nesta quinta-feira, durante debate em São Paulo sobre o pacote anticorrupção na Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham), que o fim do sigilo não é o ideal para as investigações, porque possibilitam a destruição de provas, mas mesmo assim considera que a abertura das dados “é melhor para que toda a sociedade saiba o que foi citado”. “Talvez seja até melhor levantar o sigilo para todos nós sabermos quais são os fatos revelados”, comentou Lima.

O procurador também mandou um recado aos políticos, ao falar da colaboração da empreiteira, dizendo que muitos reagem de forma excessiva mesmo não sabendo se estão citados nas colaborações da Odebrecht. “Há muitos políticos que não sabem se estão na lista e estão reagindo excessivamente, pode ser que eles não estejam lá, podem estar agindo a mando de interesse de outros políticos”, disse.

Ele destacou que a abertura do sigilo é “uma opinião” e que tal decisão cabe ao Supremo Tribunal Federal (STF), instância que detém atribuição constitucional de investigar políticos com foro privilegiado.

Durante o debate, Santos Lima falou que a colaboração premiada se tornou a principal técnica de investigação no país. “Não é totalmente moral, entretanto é eficaz e funciona, nós precisamos ter soluções que funcionem”, disse. Ele afirmou que não é totalmente moral fazer acordo de colaboração com criminosos, mas que a prática traz resultados no combate à corrupção.

(com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Geroldo Zanon

    Ai VÃO PEGAR O LULA COM SERTEZA

    Curtir

  2. O SANTO, o MINEIRINHO, o CARECA e MT não estão dormindo de tão ansiosos que estão com as revelações dos milhões que eles receberam da Odebrecht, Andrade Gutierezz e OAS.

    Curtir

  3. Michelle Rombaldi

    Eu também sou a favor da retirada do sigilo das delações! Doa a quem doer! Está mais do que na hora de acabarmos com essa podridão nesse país!

    Curtir

  4. O Trompete Liberal

    Mas se o delatado (futuro reu) souber que seu nome esta na lista, com certeza destruirá todas as provas ou será morto pelos comparsas (queima de arquivo) obstruindo a Lei.

    Curtir

  5. Entre o legal e o moral eu fico com a segunda!

    Curtir

  6. Tem que revelar, a podridão desses politicos, corruptos, criminais.

    Curtir

  7. O que tinha que acabar eram as delações isso sim. Virou mercadoria de troca e no fim, ninguém ficará preso. Eu delato, tu delatas, ele delata, nós delatamos…

    Curtir