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Por que é tão difícil aprender mandarim?

Não há dados consolidados sobre o números de pessoas que estudam o mandarim no Brasil. Professores e representantes de instituições chinesas no Brasil, porém, confirmam que a procura é crescente. A quem ainda não domina o idioma, o aprendizado em geral impõe um obstáculo grande. “Muita gente se matricula em cursos, mas quando percebe a […]

Por André Pontes
19 nov 2009, 18h56
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  • Não há dados consolidados sobre o números de pessoas que estudam o mandarim no Brasil. Professores e representantes de instituições chinesas no Brasil, porém, confirmam que a procura é crescente.

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    A quem ainda não domina o idioma, o aprendizado em geral impõe um obstáculo grande. “Muita gente se matricula em cursos, mas quando percebe a dificuldade, perde o interesse”, afirma Shu Jianping, conselheiro cultural da Embaixada da China no Brasil.

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    Obstáculos da China
    Ideogramas

    我们 明天 去 学校

    São cerca de 60.000 símbolos que representam palavras ou fonemas, sendo que atualmente são usados em torno de 10.000. Estima-se que, para ler um jornal, é preciso conhecer ao menos 2.500. Uma pessoa culta consegue identificar entre 3.500 e 5.000 ideogramas Usa-se o código Pinyin para transcrever os ideogramas para o alfabeto latino. Os chineses são alfabetizados em Pinyin, depois aprendem os ideogramas tradicionais
    Componentes Artigos definidos (a, o, as, os) Não existem
    Preposições (de, para, por, sobre, entre…) Raramente são usadas
    Fonética Uma palavra pode ser pronunciada com até cinco entonações diferentes – o que altera seu sentido e aumenta as chances de mal-entendidos Exemplo: mā (mãe), má (mato), mǎ (cavalo), mà (xingar) e ma (partícula interrogativa)

    Obstáculos da China

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    Por que é tão difícil aprender mandarim

    Tabela

    Fonte: Luciano Berenhauser, professor de mandarim

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    De acordo com Inty Mendoza, coordenador do departamento de mandarim do Instituto Sidarta – único colégio no país a ter o idioma na grade curricular -, a procura pelo aprendizado do mandarim no Brasil sempre foi de universitários. Entretanto, nos últimos anos, a demanda passou para o ensino médio e já chegou até na educação infantil.

    “Isso cria um desafio enorme no sentido de aprender a ensinar o idioma para essas crianças”, diz Mendoza. “É uma língua difícil, e as dificuldades das crianças são específicas.”

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    Para os adultos, o maior empecilho são as diferenças fonéticas entre o mandarim e o português. Eles, porém, levam vantagem para compreender a estrutura das frases. Já as crianças saem na frente na hora de pronunciar as palavras e reconhecer os ideogramas. Mas penam quando o assunto é entender a estrutura da língua.

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