PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

PF arma operação para desmontar quadrilha que frauda Enem no NE

Fraudes cometidas pela quadrilha vão desde violação dos lacres para acessar provas até uso de pontos eletrônicos para transmissão dos gabaritos

Por Da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h01 - Publicado em 8 nov 2017, 09h53

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal iniciaram nesta quarta-feira 8 uma operação para desmontar um esquema de fraudes a concursos públicos e processos seletivos para ingresso no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 e 2017.  A Operação Adinamia foi deflagrada no Ceará, na Paraíba e no Piauí.

A polícia cumpre 36 mandatos, sendo 21 de busca e apreensão, quatro de prisão preventiva e onze de condução coercitiva. Segundo a PF, as fraudes cometidas pela quadrilha iam desde a violação antecipada dos lacres para acessar as provas, até uso de pontos eletrônicos para a transmissão dos gabaritos. O curso de medicina é o principal alvo das fraudes e também o mais caro, custando em torno de 90.000 reais por vaga, sendo metade do valor pago antes do certame e metade depois de garantida a vaga.

A polícia e o MPF investigam os crimes de fraude a processos seletivos e concursos públicos, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As penas para esses crimes podem chegar a quatro, oito e dez anos, respectivamente.

O nome que batizou a operação, segundo nota divulgada pela PF, faz referência “à fraqueza moral daqueles que fraudulentamente tentam burlar a concorrência”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.