Navio à deriva bate na Ponte Rio-Niterói; veja vídeo
Acidente ocorreu no início desta noite quando ventava muito no local
Um acidente envolvendo um navio que estava à deriva na Baía de Guanabara provocou o fechamento da Ponte Rio-Niterói no início da noite desta segunda-feira, 14, nos dois sentidos. A embarcação colidiu com a ponte, que liga os dois municípios fluminenses, provocando um forte impacto. Segundo motoristas que passavam pelo local no momento, a estrutura chegou a balançar com o choque. Testemunhas também afirmaram que no instante da batida ventava muito no local.
Um vídeo gravado pelo motorista Alexandro Belott, que testemunhou o acidente de dentro do carro, impressiona pelas imagens e o impacto. No momento da batida, o veículo chega a sacudir e a câmera cai no chão. A colisão do navio ocorreu justamente quando a capital fluminense entrou em estágio de mobilização devido à fortes ventos, que chegaram a 57,4 km/h na região do Aeroporto Internacional do Rio, o Galeão. A informação até o momento é que três rebocadores tentam resgatar a embarcação. Equipes da Marinha, da Capitania dos Portos, da Guarda Portuária e da Polícia Rodoviária Federal foram mobilizadas.
O fechamento da ponte, que possui 14 quilômetros e é a principal ligação entre o Rio de Janeiro e Niterói, é uma medida de precaução. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, o navio se aproximou de um dos pilares. De acordo com as primeiras informações da concessionária Ecoponte, houve uma colisão leve da embarcação com o guarda-corpo da ponte. Especialistas avaliam se houve algum dano na base da ponte e na via de rolamento.
O navio São Luiz que colidiu com a estrutura estava ancorado próximo a Ponte Rio-Niterói desde de 2016. A embarcação tem 200 metros de extensão e 30 metros de largura. As primeiras informações dão conta de que no fim desta tarde, a âncora que pesa 7,5 toneladas não resistiu à ventania e ele acabou sendo levado na direção da ponte.
A CCR Barcas informou que “está preparada para atender um possível aumento de demanda na linha Arariboia (Rio-Niterói-Rio), com a realização de viagens extras, em função do fechamento da Ponte Rio-Niterói”.
Em sua conta no Twitter, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, informou que está em contato com a EcoRodovias e pediu à população que evite a região: “Conversei agora com o pessoal da EcoRodovias. Eles estão checando no detalhe o impacto da colisão na estrutura da ponte. A primeira impressão é a de que não há consequências mais graves. Só vão liberar após ter toda certeza. Por enquanto, evitem aquela região”.
Veja o vídeos do instante do acidente: