Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mortes violentas no Espírito Santo sobem para 95

Segundo presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sindipol), "ordem velada" do Governo do Espírito Santo está impedindo a atualização dos dados

O número de mortes violentas na Grande Vitória subiu para 95 nesta quarta-feira. A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol), Jorge Leal. Segundo ele, as planilhas deixaram de ser atualizadas nesta manhã. “Estou recebendo a informação de policiais de que houve a determinação para que parassem de atualizar os dados. Não foi uma ordem explícita, mas uma ordem velada que partiu do governo. Estamos tentando obter os dados extraoficialmente”, afirmou Leal.

Ainda de acordo com o presidente do sindicato, 60 carros foram roubados ou furtados até o meio-dia desta terça-feira. Na véspera, tinham sido 200. A média diária para o estado é de 20 veículos roubados. Desde a manhã de sábado, policiais militares do Espírito Santo estão aquartelados, em protesto às condições salariais da categoria, há quatro anos sem aumento.

Leal está no velório do investigador Mário Marcelo Albuquerque, morto nesta terça-feira, em Colatina, noroeste do Espírito Santo. Ele e um colega chegavam à localidade de Baunilha, quando viram um homem sofrendo assalto. Albuquerque reagiu e foi atingido. A região de Colatina também está sem policiamento por causa do protesto da PM.

“A culpa não é da paralisação dos policiais militares, mas dessa política do governo, de não valorizar a Segurança Pública. As polícias estão sucateadas, não temos policiais suficientes e o governo não concede nem o direito trabalhista que é a recomposição salarial. Estamos sem aumento salarial há sete anos e há quatro não temos nem sequer o reajuste da inflação. Isso gerou esse clima de insegurança. É uma tragédia anunciada e o governador não dialoga”, afirmou Leal.

O movimento dos policiais, proibidos constitucionalmente de fazer greve, foi considerado ilegal pela Justiça do Espírito Santo. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, o governador em exercício, César Colnago (PSDB), atribuiu a manifestação à lideranças políticas.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Jonas de brito silva

    Esse governador é contumaz em dar ordens veladas; o PJ , a mídia e o MP comendo na mão dele também né? No seu primeiro mandato, há mais de dez anos, ele deu 5%, depois de repetir esse número algumas vezes, começou baixar pra 4,5 e até 4; ai achou que era muito e desde 2014 não dá nada; o pessoal pede , chora, implora e ele com sua natural arrogância tá nem aí. Não é a toa que chamam-no de imperador Paulus Maximus Hartungus

    Curtir

  2. marcio cesar de lima brenneisen

    Lembro da chaxina no presidips do estado do Rio Grande do Norte.Semanas a fio com reportsgens ao vivo,especialistas da esquerda em entrevistas.Sociologos,advogados dos Direitos dos manos,maconheiros criticando a Pm,o estado pela chaxina.E o que vemos agora,uma notinha de rodape dos pseudos jornalista.Vitima morta nao da audiencia.Mas,encoste um dedo na bandidagem prs ver o hectacombe nuclear contra a P M

    Curtir

  3. Julio Rodrigues Neto

    Politicos, façam um Gesto de Patriotismo : abaixem os seus salários. Os valores atuais, estão sufocando as contas dos Municípios, dos Estados, e da Federação. A Renda per capta hoje do brasileiro, e de R$2.000,00 ( Dois Mil Reais ) mensais. Nada mais que isto. Reflitam um pouco. Usem o Bom Senso.

    Curtir

  4. Intervenção Militar Já

    .

    Curtir

  5. marcio cesar de lima brenneisen

    Lembro da chacina no presidips do estado do Rio Grande do Norte.Semanas a fio com reportsgens ao vivo,especialistas da esquerda em entrevistas.Sociologos,advogados dos Direitos dos manos,maconheiros criticando a Pm,o estado pela chaxina.E o que vemos agora,uma notinha de rodape dos pseudos jornalista.Vitima morta nao da audiencia.Mas,encoste um dedo na bandidagem prs ver o hectacombe nuclear contra a P M

    Curtir

  6. Geroldo Zanon

    Os PETISTAS jámatarão 96 pessoas lá no espirito santo

    Curtir