Clique e assine a partir de 9,90/mês

Morre o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos, aos 84 anos

Professor aposentado da UFRJ, Santos estava internado em um hospital do Rio e morreu por complicações de uma pneumonia

Por Da Redação - Atualizado em 26 out 2019, 15h20 - Publicado em 26 out 2019, 14h01

Morreu na madrugada deste sábado, 26, o professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Wanderley Guilherme dos Santos, um dos mais prestigiados cientistas políticos do Brasil. Wanderley tinha 84 anos e morreu em decorrência de uma pneumonia. Estava internado desde quinta-feira num hospital carioca.

Fundador do Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (Iuperj, atual Iesp-Uerj), Wanderley, era aposentado pela UFRJ, onde deu aula de democracia e teoria política por mais de duas décadas. Ganhou notoriedade com a publicação do texto: “Quem vai dar o golpe no Brasil”, já prevendo o golpe de Estado de 1964 e a queda do presidente João Goulart.

Em sua última publicação, “A democracia impedida: o Brasil no século XX”, lançado há poucas semanas, o pesquisador aborda as etapas do processo que culminou com o impedimento de Dilma Rousseff. Para as próximas semanas, estava planejado o lançamento de um livro que analisava o cenário político que elegeu o presidente Jair Bolsonaro.

Publicidade