Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Lula e o fiel escudeiro do Mercosul

O presidente brasileiro e Alberto Fernández, da Argentina, estão em sintonia na definição do comércio do bloco

Por Amanda Péchy Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 10h18 - Publicado em 7 jul 2023, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Antes mesmo de pisar na cidade argentina de Puerto Iguazú para a cúpula dos chefes de Estado do Mercosul, na qual assumiu a presidência rotativa do bloco, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia estabelecido o tom da reunião, e ele era de bronca: em uma live, descartou qualquer situação em que “eles ganhem e a gente perca”, sendo eles a União Europeia, com quem Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai negociam um pacto comercial. O nó da questão, para Lula, é o conjunto de exigências ambientais, que ele qualifica de “ameaças”, como contrapartida ao acordo. O presidente brasileiro tem, nessa e em outras questões, a retaguarda fornecida pelo fiel escudeiro Alberto Fernández, da Argentina. Os dois estão em sintonia na definição do comércio do bloco — ao contrário do uruguaio Luis Lacalle Pou, que não assinou a declaração conjunta de Puerto Iguazú por discordar do que vê como protecionismo econômico do Mercosul. Fernández também se calou quando o mesmo Lacalle Pou e o paraguaio Mario Abdo Benítez cobraram uma posição clara do bloco em relação ao regime de Nicolás Maduro, a quem Lula tem feito afagos (o mais recente foi declarar que o conceito de democracia é “relativo”). Encalacrada em um lamaçal econômico, a Argentina vê uma tábua de salvação na relação unha e carne de Fernández com Lula. No caso do acordo do Mercosul, porém, há que ter cautela: a postura linha-dura arrisca colocar duas décadas de negociações com a União Europeia no freezer.

    Publicidade

    Publicado em VEJA de 12 de julho de 2023, edição nº 2849

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.