Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Justiça de Minas bloqueia outros 5 bilhões de reais da Vale

É o segundo bloqueio de recursos da mineradora para assegurar que ela ajude a bancar o atendimento às vítimas e a contenção de danos ambientais

A Justiça de Minas Gerais decidiu agora no fim da tarde de sábado atender a um pedido do Ministério Público estadual e ordenou o bloqueio de 5 bilhões de reais da Vale por causa da do rompimento da barragem com rejeitos minerais em Brumadinho (Minas Gerais).  É o segundo bloqueio de recursos da mineradora.

Os 5 bilhões de reais deverão servir para bancar medidas de emergência para mitigar os danos ambientais.

Na sexta à noite, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais já havia determinado o bloqueio de 1 bilhão de reais, em ação movida pelo governo do estado. Os recursos serão destinados a uma conta aberta pelo governo para que possa custear o atendimento urgente de vítimas e de contenção de danos ao meio ambiente.

No início da tarde de sábado, o Ibama anunciou cinco multas no valor de 50 milhões de reais (limite máximo estipulado na Lei de Crimes Ambientais) cada um à Vale, totalizando 250 milhões de reais. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais ainda multou a Vale em 99 milhões de reais.

A prefeitura de Brumadinho também anunciou uma multa de 100 milhões de reais pelo dano ambiental.