Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Governo vai manter Força Nacional até fevereiro no MA

Policiais e bombeiros de elite continuarão nos presídios do Estado; Vinte e dois detentos foram transferidos ontem para presídios federais

O governo federal vai manter os homens da Força Nacional de Segurança nos presídios do Maranhão pelo menos até o dia 23 de fevereiro, segundo o Ministério da Justiça. Apesar de ter rechaçado as críticas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que realizou inspeção na penitenciária de Pedrinhas e relatou o cenário de barbárie e descontrole, o governo maranhense pediu ajuda federal.

De acordo com o Ministério da Justiça, o contingente da Força Nacional, formado por policiais e bombeiros de grupos de elite, atuará nas unidades penitenciárias da região metropolitana de São Luís para evitar o confronto entre facções criminosas rivais. A medida ocorre um dia após a divulgação de um vídeo em que detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas mostram outros presos sendo decapitados.

​Após as mortes de presidiários em série, o governo do Maranhão transferiu 22 detentos nesta terça-feira para presídios federais em Mossoró (RN), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).

Leia também:

Colapso nas cadeias reflete décadas de gestão Sarney