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Expansão da zona Leste deve atrair mais usuários

Por Bruno Ribeiro São Paulo – A ocupação futura das áreas ao redor do monotrilho da Linha 2-Verde pode exigir mudanças nas “miniestações” previstas pelo Metrô para a região Leste da cidade. A avaliação da companhia, segundo o gerente de Planejamento, Alberto Epifani, é de que a existência de terrenos vagos e mais baratos pode […]

Por Da Redação
9 jul 2012, 08h15
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  • Por Bruno Ribeiro

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    São Paulo – A ocupação futura das áreas ao redor do monotrilho da Linha 2-Verde pode exigir mudanças nas “miniestações” previstas pelo Metrô para a região Leste da cidade. A avaliação da companhia, segundo o gerente de Planejamento, Alberto Epifani, é de que a existência de terrenos vagos e mais baratos pode fazer a ocupação da área ser alterada – o que deve atrair mais passageiros do que esperado.

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    “O monotrilho pode ser um fator que atrai mais gente para determinada região, como no caso da zona leste. Mais gente pode morar perto da linha, o que gera mais viagens”, disse o professor do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade de São Paulo (USP) Cláudio Barbieri da Cunha. “A linha de Metrô convencional tem um fator de atração maior, a pessoa toma ônibus para chegar até o Metrô.” Um meio de média capacidade como o monotrilho, disse ele, é diferente, pois, em geral, o passageiro não usa outro tipo de transporte de média capacidade.

    “Mesmo que o modelo matemático diga que nas condições atuais a estação vai atrair pouca gente, no futuro eu não sei. Pode haver uma verticalização, criação de um movimento comercial, o que aumenta a atratividade da estação. Se eu não fizesse a estação, poderia perder esse crescimento que deve acontecer”, disse Epifani.

    “Como eu sei que a estação terá pouco carregamento até o mercado em volta �acordar�, faço o trem, os mezaninos, e reduzo a quantidade de escadas rolantes. No lugar de fazer seis, em um primeiro momento faço só duas. Esses estudos servem mais para dizer quais equipamentos a estação vai ter, disse. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

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