Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Energia elétrica é restabelecida no Rio

Por Solange Spigliatti

São Paulo (AE) – A energia elétrica foi totalmente restabelecida por volta das 12 horas desta terça-feira, em bairros da zona norte do Rio de Janeiro, segundo informações da Light, uma das empresas prejudicas pela falha na transmissão de energia. A interrupção afetou cerca de 840 mil clientes da Light.

Por volta das 10h30 de hoje, houve oscilação de energia sentida em diversos bairros do Rio e interrupção no fornecimento para bairros da zona norte, Ilha do Governador e Baixada Fluminense. A interrupção afetou cerca de 840 mil clientes da empresa.

Uma falha na transmissão de energia ocorreu no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou a interrupção do fornecimento de energia elétrica. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), às 10h41 houve o desligamento de duas linhas de transmissão, Adrianópolis-São José e Angra-São José, que alimentam o Rio de Janeiro e pertencem à Furnas.

Por conta da abertura das linhas, o sistema de proteção desligou os circuitos de saída da subestação e vários outros circuitos foram desligados, cortando a carga de 1.500 megawatts para as empresas Light, no Rio, e Ampla, em Niterói. O processo de recomposição está em fase final e as causas da falha serão investigadas.

(/12h28)