Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Enem: questão sobre machismo viraliza nas redes

Teste usou uma propaganda de produto de limpeza de 1968

Por Da Redação - Atualizado em 6 nov 2016, 11h28 - Publicado em 6 nov 2016, 11h26

Uma questão do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sobre machismo provocou reações nas redes sociais neste sábado. O teste exibiu uma peça publicitária de um produto de limpeza, de 1968, na qual uma mulher usando traje de astronauta aparece ao lado dos dizeres: “As mulheres do futuro farão da Lua um lugar mais limpo para se viver”.

A pergunta do Enem afirmava que até hoje, 350 homens já pisaram na Lua, mas as mulheres não chegam a ser um terço desse número. Em contrapartida, a questão informava que atualmente metade da equipe da Nasa é composta por mulheres.

Neste sábado, os estudantes fizeram provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia). Hoje, serão cinco horas e meia de prova para resolver 90 questões de múltipla escolha de linguagens e matemática e fazer a redação – etapa mais temida do teste. Os portões serão abertos às 12 horas (horário de Brasília) e fechados pontualmente às 13 horas. Não serão tolerados atrasos pela organização.

No fim do dia, o site de VEJA  exibirá o gabarito extraoficial da prova, com as questões do exame resolvidas pelos professores do Anglo Vestibulares. O gabarito oficial da prova será divulgado até a quarta-feira (28).

Publicidade