Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dalai Lama fará visita de oito dias ao Reino Unido

O Dalai Lama, líder espiritual dos budistas tibetanos no exílio, fará em junho uma visita de oito dias ao Reino Unido, a primeira em quatro anos, para dar uma série de conferências, anunciou nesta segunda-feira o Escritório do Tibete em Londres.

O prêmio Nobel da Paz iniciará sua visita em 16 de junho em Manchester (noroeste da Inglaterra), onde falará aos jovens sobre “a necessidade urgente de fomentar a cultura da não violência para construir um mundo pacífico”.

Com 76 anos, o Dalai Lama seguirá posteriormente para Londres e Escócia, onde tem atos previstos em Edimburgo, Dundee e Inverness, até o final da viagem, previsto para 23 de junho, acrescentou o comunicado.

O escritório londrino não pôde confirmar por enquanto se o Dalai Lama se reuniria com alguma autoridade política durante sua visita ao Reino Unido.

Em sua última visita, em 2008, o então premier, o trabalhista Gordon Brown, se reuniu com o líder tibetano exilado desde 1959, mas fora de sua residência oficial de Downing Street para não irritar a China.

O Dalai Lama, que em agosto deixou suas funções políticas nas mãos de um novo chefe de governo tibetano no exílio, Lobsang Sangay, para se concentrar em assuntos espirituais, dedicou parte de sua vida a defender a autonomia real do Tibete, sob administração chinesa, e continua sendo considerado por Pequim um “separatista” perigoso.