Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

COB inaugura novo CT de Ginástica Artística, no Rio

Espaço tem capacidade para receber as seleções masculina e feminina ao mesmo tempo, e já será usado na preparação para Londres-2012

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) apresentou, nesta quarta-feira, o novo Centro de Treinamento de Ginástica Artística, montado no Velódromo do Rio de Janeiro. O local já será utilizado na preparação das seleções masculina e feminina para os Jogos Olímpicos de Londres, que acontecem a partir de 27 de julho. O foco principal das instalações, no entanto, é o treinamento de alto rendimento e a detecção de talentos para 2016.

Com uma área total de 2.467 metros quadrados, o CT impressiona pela grande quantidade e variedade de equipamentos – tanto de treino quanto de competição. São quase 100 aparelhos oficiais, da mesma marca adotada pelo Comitê Olímpico Internacional. O investimento do COB para implantação do CT foi de cerca de 450 mil reais, incluindo gastos com fosso, equipamentos e iluminação. O modelo é inspirado no CT de Stuttgart, na Alemanha.

“Na minha opinião, é o melhor CT do mundo, junto com o do Japão. Mas é bem maior que o de lá. A ventilação é boa, temos muitos equipamentos e espaço. Tudo isso é fundamental. Primeiro, temos que poder sonhar. Com esse CT, as crianças vão poder sonhar com uma Olimpíada”, avaliou o ginasta Diego Hypólito.

“O papel das Olimpíadas é transformar politicamente o esporte, por exemplo, criando centros voltados para a seleção. Tudo começa nos clubes, mas é importante juntar os melhores talentos e levá-los ao nível máximo de rendimento. É legal voltar a ter um lugar nosso”, comemorou a ginasta Daiane dos Santos.

O CT de ginástica funciona na área central do Velódromo, que continuará sendo usado para o ciclismo e a patinação de velocidade. A instalação tem dois foços – um aberto e um fechado -, uma cama elástica de 16 metros de comprimento e um trapolim acrobático, entre outros equipamentos. Além dos aparelhos de ginástica, o local terá nove salas de descanso, refeitório, copa, salas administrativas, sala de força e condicionamento, departamento médico e fisioterápico, auditório, vestiários e salas multiuso.