Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Bovespa tem queda de 3,87%. Dólar sobe a R$ 2,38

Por Da Redação 22 dez 2008, 18h21

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em baixa de 3,87% nesta segunda-feira. Esse foi o quarto pregão consecutivo com fechamento em baixa. Desde a última quarta-feira, a Bovespa acumula queda de 5,94%. Já no acumulado de dezembro, o saldo é positivo, com alta de 2,79%. O dólar fechou em alta de 1,27%, cotado a 2,39 reais.

O volume financeiro desta segunda foi fraco, o que colaborou para a queda. O volume negociado foi de 2,5 bilhões de reais, abaixo da média de novembro, que ficou em 3,8 bilhões de reais. A Bovespa também sofreu os efeitos do mau-humor do mercado externo.

Sem índices relevantes para afetar o desempenho das negociações, o mercado brasileiro ficou ao sabor das bolsas americanas, que operaram em baixa o dia inteiro puxadas principalmente pelas comodities, com destaque para a queda do preço do petróleo, de quase 6%. As principais ações da Petrobras e da Vale encerraram em queda de 4,5% e 4,7%, respectivamente.

Na Europa, as bolsas de valores fecharam em queda, abatidas pelas quedas nas ações de bancos, montadoras e petrolíferas. O índice FTSEurofirst, que reúne as principais ações negociadas no continente, teve queda de 1,5%. Foi o sétimo dia de queda nos últimos oito pregões do indicador que acumula baixa de 44% no ano.

Dólar – Durante esta segunda, o Banco Central realizou um leilão de venda de dólares no mercado à vista. O BC realizou ainda um leilão de swap cambial tradicional com o objetivo de rolar um lote de contratos com vencimento em 2 de janeiro. Desde do início do mês, o BC conseguiu rolar cerca de 195.000 dos mais de 350.000 deste lote de contratos.

Continua após a publicidade
Publicidade