Bombeiros resgatam nono corpo e encerram buscas em prédio de Fortaleza

Última vítima é Maria das Graças Rodrigues, de 53 anos, síndica do Edifício Andréa, que desabou na terça-feira; sete pessoas foram resgatadas com vida

Por Da Redação - 19 out 2019, 21h40

O Corpo de Bombeiros resgatou neste sábado, 19, o corpo da síndica Maria das Graças Rodrigues, de 53 anos, a nona e última vítima do desabamento do Edifício Andréa, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. Após a localização do corpo, os bombeiros encerraram a operação de buscas.

“Em nome do Corpo de Bombeiros e da sociedade cearense, que sabemos que estava consternada, declaramos, agora, oficialmente encerradas as buscas”, afirmou o coronel Eduardo Holanda, que comandou o resgate por mais de cem horas. O prédio desabou na terça-feira, 15. De acordo com o comandante, o local será entregue para a Prefeitura de Fortaleza. “Vamos entregar a área para as autoridades fazerem os procedimentos necessários”, disse. Sete pessoas foram resgatadas com vida dos escombros.

Na manhã deste sábado, 19, foi encontrado também o corpo de José Eriverton Laurentino Araújo, de 44 anos. Penúltima vítima localizada, ele estava no apartamento 501 com uma mulher de 81 anos e um homem de 86 anos, também vítimas do desabamento e de quem cuidava. O neto do casal de idosos, o jovem Fernando Marques, de 20 anos, também morador do edifício Andréa, foi a primeira vítima resgatada dos escombros com vida.

Investigações

A Polícia Civil do Ceará instaurou inquérito para apurar as causas do desabamento. Até a noite de sexta-feira, 17 pessoas foram interrogadas. A investigação segue sob sigilo. Circulam na internet vídeos que mostram estruturas do edifício em condições precárias. Uma das gravações revela que pedreiros martelaram a coluna principal do prédio momentos antes dele ruir.

Publicidade

No dia que antecedeu o desabamento, o Edifício Andréa entrou em reforma, conforme Anotação de Responsabilidade Técnica emitida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE). A obra, orçada em R$ 22 mil, previa recuperação de pilares e vigas, além de pintura do prédio.

 

Publicidade

Veja quem são as vítimas fatais do desabamento do Edifício Andréa:

 

Publicidade
  • Frederick Santana dos Santos, de 30 anos
  • Izaura Marques Menezes, de 82 anos
  • Antônio Gildasio Holanda, de 60 anos
  • Nayara Pinho Silveira, de 31 anos
  • Maria da Penha Bezerril Cavalcante, de 81 anos
  • Rosane Marques de Menezes, de 56 anos
  • Vicente Menezes, de 86 anos
  • José Eriverton Laurentino Araújo, de 44 anos
  • Maria das Graças Rodrigues, de 53 anos

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade