Barbosa acusa Peluso de manipular julgamentos no STF
Ridículo, brega, caipira, corporativista, desleal, tirano e pequeno foram alguns dos adjetivos usados pelo ministro para descrever o ex-presidente do STF

Relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF) e novo vice-presidente do órgão, o ministro Joaquim Barbosa voltou a polemizar com colegas da Corte. Em entrevista publicada nesta sexta-feira no jornal O Globo, Barbosa chamou o ex-presidente do tribunal, Cezar Peluso, que deixou o cargo nesta quarta-feira, de “ridículo”, “brega”, “caipira”, “corporativista”, “desleal”, “tirano” e “pequeno”.
Barbosa, que assumirá em sete meses a presidência da Corte, não parou por aí. Em outro trecho, acusou Peluso de manipular resultados de acordo com os seus interesses: “Peluso inúmeras vezes manipulou ou tentou manipular resultados de julgamentos, criando falsas questões processuais ou simplesmente para tumultuar e não proclamar o resultado que era contrário ao seu pensamento”.
As declarações aconteceram dois dias depois de publicada uma entrevista em que Peluso acusava Barbosa de ser inseguro e dono de “temperamento difícil”. Ao site Consultor Jurídico, o ex-presidente do STF disse que o tribunal se apaziguou na gestão dele e comentou os problemas de saúde de Barbosa – que trata uma doença crônica na coluna. Segundo Barbosa, Peluso pratica “supreme bullying” contra ele por causa da doença.
Na entrevista, Barbosa diz que Peluso não deixa legado algum ao STF. “As pessoas guardarão a imagem de um presidente conservador e tirânico, que não hesitava em violar as normas quando se tratava de impor à força a sua vontade”. O novo vice-presidente da corte também afimou que, durante sua gestão, Peluso “incendiou o Judicário com a sua obsessão corporativista”.