Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Avião de pequeno porte cai na Baía de Guanabara

Acidente com Learjet da Ocean Air provocou atrasos e cancelamentos de voos no Aeroporto Santos Dumont

Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta quinta-feira na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, próximo à cabeceira da pista do Aeroporto Santos Dumont. Havia três tripulantes a bordo, que não tiveram ferimentos graves.

O acidente ocorreu às 9h16m, durante o pouso do Learjet PT-LXOH, da Ocean Air. A aeronave havia decolado em direção ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, mas teve problemas e voltou. Ao pousar, um dos pneus estourou.

Bombeiros usaram caminhões e cabos de aço para içar o jato, que ficou parcialmente submerso perto da cabeceira da pista. O Corpo de Bombeiros trabalha com auxílio de duas lanchas da Capitania dos Portos e de uma embarcação da Aeronáutica. Até o meio da tarde, não haviam conseguido completar a operação. Técnicos que trabalharam na perícia preliminar do acidente disseram que a proximidade do mar evitou consequências mais graves. Num aeroporto como Congonhas, por exemplo, cercado de avenidas e edifícios, um acidente semelhante facilmente ganha proporções de tragédia.

O Santos Dumont foi reaberto às 10h30, operando apenas com a pista auxiliar. No período em que ficou fechado, 36 voos foram cancelados e 28 sofreram atrasos superiores a meia hora. A apuração das causas do acidente está sob responsabilidade do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que vai centralizar as perícias da pista e da aeronave, além de ouvir a tripulação.