Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Aécio lidera ranking de governadores. Serra é 4º

O mineiro Aécio Neves (PSDB) é o governador mais bem avaliado entre dez chefes do Executivo estaduais, segundo revelou pesquisa de opinião realizada pelo Datafolha e divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo desta sexta-feira. Em segundo e terceiro lugares na lista estão, respectivamente, Eduardo Campos (PSB), de Perbambuco, e Cid Gomes (PSB), do Ceará. O paulista José Serra (PSDB), provável candidato tucano à Presidência, aparece em quarto. Os dois últimos colocados são José Roberto Arruda (sem partido-DF), na nona posição, e Yeda Crusius (PSDB-RS), em décimo.

Aécio obteve nota média de 7,5, em uma escala de zero a dez. Entre os eleitores ouvidos em Minas, 73% consideram o atual governo “ótimo ou bom”, 19% o avaliam como “regular” e 6% acham a administração “péssima ou ruim”. O mineiro já liderava o ranking em março, com 75% de aprovação.

Serra avançou da quinta para a quarta posição no ranking. Ele obteve nota 6,6. Consideram a administração tucana “ótima ou boa” 55% dos entrevistados, 32% dizem que é “regular” e 11% a julgam “ruim ou péssima”.

Do lado de baixo da tabela, Arruda sofreu desgaste político devido ao escândalo do mensalão dos Democratas no Distrito Federal. Ele caiu da sexta para a nona posição e obteve nota 4,8: 40% dos ouvidos acham o governo “ótimo ou bom”, enquanto 22% o consideram “regular” e 37% julgam a administração “ruim ou péssima”.

Yeda Crusius oteve nota 3,9: 50% dos ouvidos consideram o atual governo do Rio Grande do Sul “péssimo ou ruim” e somente 12% o julgam “ótimo ou bom”. Para 37%, a administração é “regular”. A tucana também convive com acusações de envolvimento em irregularidades. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 18 de dezembro.

O ranking completo:

1-Aécio Neves (PSDB-MG)

2-Eduardo Campos (PSB-PE)

3-Cid Gomes (PSB-CE)

4-José Serra (PSDB-SP)

5-Luiz Henrique (PMDB-SC)

6-Jaques Wagner (PT-BA)

7-Roberto Requião (PMDB-PR)

8-Sérgio Cabral (PMDB-RJ)

9-José Roberto Arruda (sem partido-DF)

10-Yeda Crusius (PSDB-DF)