Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O que você vê nesta imagem?

Cena de homem usando caixas para ajudar senhora a atravessar rua alagada no Rio dividiu internautas e celebridades: gesto de solidariedade ou exploração?

Uma cena atiçou internautas e celebridades após as chuvas que deixaram o Rio de Janeiro em estado de calamidade pública. O vídeo, publicado nas redes sociais, mostra um guardador de carros ajudando – de forma criativa – uma senhora a atravessar uma rua alagada em Copacabana. Para isso, ele usa alternadamente dois caixotes de plástico para formar uma ponte improvisada sobre a água.

O vídeo dividiu opiniões nas redes sociais.

Celebridades e internautas compartilharam o ocorrido em suas redes, mas divergiram nas interpretações: uns diziam que a cena era um puro gesto de gentileza em meio ao caos das chuvas, enquanto outros acusavam a senhora de ingratidão (e até mesmo racismo) porque, supostamente, ela não havia agradecido a ajuda do homem.

A atriz Giovana Antonelli, por exemplo, replicou o vídeo em sua conta no Instagram com a frase: “Em meio ao caos, ver amor traz esperança!”. Já a atriz Maria Gal discordou na postagem: “A senhora sequer agradece. A imagem me remete aos filmes sobre escravidão”.

O vídeo não mostra o rosto de nenhuma das duas pessoas, e também não é possível ouvir alguma conversa entre elas.

O Jornal Nacional, porém, identificou os protagonistas da cena como o guardador de carros Varlei Rocha, de 50 anos, mais conhecido como “Capoeira“, e a aposentada Dona Anuzia, de 86 anos, moradora da região.

Ao contrário do que o vídeo indica, Varlei afirmou que a senhora agradeceu o gesto e deu uma “caixinha” de 4 reais pela ajuda. Ao Jornal Nacional, que promoveu um reencontro entre os dois, Dona Anuzia elogiou: “Ele foi muito gentil. É difícil encontrar pessoas assim”.

Vaquinha

O site Razões para Acreditar criou uma vaquinha para arrecadar dinheiro para comprar uma casa própria, um sonho de Varlei. A meta inicial era de 20.000 reais, mas ela foi dobrada para 40.000 reais e, até o momento, arrecadou 96.000 reais – mais que o dobro do inicialmente proposto.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s