Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Morre a atriz Eleanor Parker

Conhecida por interpretar a Baronesa no filme A Noviça Rebelde, Eleanor Parker, atriz convidada em séries de TV, faleceu nesta segunda-feira, dia 9 de dezembro, aos 91 anos de idade, vítima de pneumonia, segundo informou a Associated Press. Eleanor Jean Parker nasceu no dia 26 de junho de 1922, em Cedarville, Ohio. Ainda adolescente, ele começou […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 31 jul 2020, 04h50 - Publicado em 9 dez 2013, 21h54
Eleanor como a Baronesa em 'A Noviça Rebelde' (Foto: 20th Century Fox/Arquivo )

Eleanor como a Baronesa em ‘A Noviça Rebelde’ (Foto: 20th Century Fox/Arquivo )

Conhecida por interpretar a Baronesa no filme A Noviça RebeldeEleanor Parker, atriz convidada em séries de TV, faleceu nesta segunda-feira, dia 9 de dezembro, aos 91 anos de idade, vítima de pneumonia, segundo informou a Associated Press.

Eleanor Jean Parker nasceu no dia 26 de junho de 1922, em Cedarville, Ohio. Ainda adolescente, ele começou a atuar em montagens escolares. Aos 15 anos de idade, foi-lhe oferecida uma oportunidade de assinar um contrato com a 20th Century Fox, mas Eleanor dispensou, preferindo ficar no teatro. Aos 18 anos ela mudou de ideia e acabou assinando contrato com a Warner Brothers.

Ela estreou nos cinemas em 1942. Ao longo de sua carreira, a atriz foi vista em diversos filmes, sendo indicada ao Oscar em três ocasiões. A primeira por À Margem da Vida/Caged, em 1951; a segunda por Chaga de Fogo/Detective Story, 1952; e a última por Melodia Interrompida/ Interrupted Melody, 1956.

A atriz fez sua estreia na TV na década de 1960, atuando em telefilmes, bem como episódios de séries. Entre elas, Xeque-Mate/Checkmante, Breaking Point, Convoy, O Agente da UNCLE/The Man From UNCLE, Ghost Story, Havaí 5-0, Vega$, Mannix, O Barco do Amor, A Ilha da Fantasia, Hotel, A Procura dos Amores Perdidos/Finder of Lost Loves, entre outras, e a minissérie O Bastardo/The Bastard.

Em 1963, ela recebeu uma indicação ao Emmy por seu trabalho em um episódio da série médica The Eleventh Hour. A atriz integrou o elenco de uma única série, Bracken’s World, produzida entre 1969 e 1970.

Continua após a publicidade

Eleanor em 'Bracken's World', 1969 (Foto: NBC/Arquivo)

Eleanor na série ‘Bracken’s World’, 1969 (Foto: NBC/Arquivo)

Situada em um estúdio de cinema, a história acompanhava a vida de diversos profissionais que trabalhavam no local. Eleanor interpretou Sylvia Caldwell, secretária executiva do proprietário do estúdio. A série teve apenas duas temporadas, sendo que Eleanor participou apenas da primeira, mas foi o suficiente para lhe garantir um Golden Globe em 1970.

Apesar de ter se mantido na ativa entre as décadas de 1940 e 1980, Eleanor é mais lembrada pelo grande público por ter interpretado a Baronesa, noiva do Capitão Von Trapp, na adaptação cinematográfica de A Noviça Rebelde.

A atriz se afastou da carreira no início da década de 1990.

Eleanor foi casada quatro vezes. Entre 1943 e 1944 com Lord Fred Losee; entre 1946 e 1953 com Bert E. Friedlob, com quem teve três filhos, Susan Eleanor Friedlob, Sharon Anne Friedlob e Richard Parker Friedlob; entre 1954 e 1965 com o pintor Paul Clemmens, com quem teve um filho, o ator Paul Clemmens; e entre 1966 e 2001, com Raymond Hirsch. Os três primeiros casamentos de Eleanor terminaram em divórcio. Ela ficou viúva de Hirsch, que faleceu vítima de câncer.

Cliquem nas fotos para ampliar.

Continua após a publicidade

Publicidade