Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Nova Temporada Por Fernanda Furquim Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

‘Are You Being Served?’ ganha episódio especial trinta e um anos depois

O canal BBC1 da Inglaterra programou para o dia 28 de agosto a exibição de um especial da série Are You Being Served? produzida entre 1972 e 1985. O especial integra a programação do Landmark Sitcom Season, evento televisivo que comemorará 60 anos de produção de séries cômicas na TV inglesa. Criada por Jeremy Lloyd e David […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 30 jul 2020, 22h04 - Publicado em 19 ago 2016, 20h10
Elenco da versão original de 'Are You Being Served?' (Foto: BBC/Arquivo)

Elenco da versão original de ‘Are You Being Served?’ (Foto: BBC/Arquivo)

O canal BBC1 da Inglaterra programou para o dia 28 de agosto a exibição de um especial da série Are You Being Served? produzida entre 1972 e 1985. O especial integra a programação do Landmark Sitcom Season, evento televisivo que comemorará 60 anos de produção de séries cômicas na TV inglesa.

Criada por Jeremy LloydDavid Croft, Are You Being Served? foi um grande sucesso da TV britânica, sendo produzida ao longo de dez temporadas e setenta episódios. A história era situada dentro de uma loja de departamentos, sendo que as situações propostas em diversos episódios tiveram como referência as experiências que Loyd e Croft viveram quando trabalharam em lojas antes de iniciarem suas carreiras como roteiristas.

A série surgiu de um piloto produzido para avaliação, o qual foi exibido como tapa buraco na programação da BBC no período de cobertura das Olimpíadas de 1972.

A história acompanhava a rotina de trabalho dos funcionários de uma grande loja, que viviam as diferenças de classe, preconceitos sociais e de gêneros. Ao longo da produção, o elenco sofreu mudanças, com a saída de alguns atores e a entrada de outros.

Elenco de 'Grace and Favour' (Foto: BBC/Arquivo)

Elenco de ‘Grace and Favour’ (Foto: BBC/Arquivo)

Quando a série teve início, a loja era de propriedade dos irmãos Grace, conhecidos como o ‘velho’ Grace (Harold Bennett) e o ‘jovem’ Grace (Kenneth Waller), ambos homens de idade que adoravam mulheres atraentes. O gerente da loja era o sr. Cuthbert Rumbold (Nicholas Smith), um homem autoritário, porém incompetente, que tinha como supervisor o Capitão Stephen Peacock (Frank Thornton), um sujeito que se vangloriava por ter lutado durante a 2ª Guerra Mundial, embora nunca tenha sido enviado para um campo de batalha.

O departamento feminino estava sob o comando da sra. Betty Slocombe (Mollie Sudgen), assistente de vendas que adorava mudar a cor de seu cabelo (quanto mais extravagante melhor). Ela tinha como sua assistente a srta. Shirley Brahms (Wendy Ricard). Já o departamento masculino estava sob o comando do mal-humorado sr. Ernest Grainger (Arthur Brough), assistente de vendas que vivia dormindo durante o serviço. Seu assistente era o sr. Wilberforce Claybourne Humphries (John Inman), um homem que ainda morava com a mãe.

Na loja também trabalhavam o sr. James Lucas (Trevor Bannister), um jovem vendedor mulherengo que costumava incomodar as mulheres que trabalhavam na loja; e o sr. Mash (Larry Martyn), funcionário da manutenção que vivia circulando pela loja, mesmo quando não era chamado. Na quarta temporada, o sr. Mash foi substituído pelo sr. Harman (Arthur English), que também costumava aparecer na loja a qualquer hora.

Continua após a publicidade
Elenco do especial que será exibido na Inglaterra no final deste mês. (Foto: BBC/Divulgação)

Elenco do especial que será exibido na Inglaterra no final deste mês. (Foto: BBC/Divulgação)

Em 1992, o canal BBC America produziu um especial diretamente para home video, o qual trazia uma compilação dos melhores momentos da série. Com o título de The Best of Are You Being Served?, os segmentos foram introduzidos pelo Sr. Humphries que, em conversa com a mãe (também interpretado por Inman), lembrava o tempo em que trabalhou na loja dos irmãos Grace.

Entre 1992 e 1993, foi produzida uma spinoff, que recebeu o título de Grace & Favour, no Reino Unido, e Are You Being Served? Again!, nos EUA. A série teve duas temporadas com um total de doze episódios produzidos. Na história, alguns dos funcionários que passaram pela loja dos irmãos Grace decidem se unir para administrar um hotel no interior.

A maioria dos atores que integraram o elenco regular da série já faleceu, incluindo os autores. O especial, que é situado no ano de 1988, será estrelado por novos atores, interpretando os mesmos personagens famosos: Sherrie Hewson (Sra. Slocombe), Jason Watkins (Sr. Humphries), John Challis (Capitão Peacock), Niky Wardley (Srta. Brahms), Justin Edwards (Sr. Rumbold), Arthur Smith (Sr. Harman) e Roy Barraclough (Sr. Grainger).

Entre os novos personagens estão a Srta. Croft (Jorgie Porter), o Sr. Conway (Kayode Ewumi), e o neto de um dos irmãos Grace, que agora é proprietário da loja. O personagem será interpretado por Matthew Horne. O roteiro é assinado por Derren Litten.

A produção é da BBC.

Episódios de Are You Being Served? e Grace and Favour podem ser encontrados na íntegra no YouTube, sem legendas.

Cliquem nas fotos para ampliar.

No vídeo abaixo, cenas dos revivals de séries clássicas que serão exibidos na Landmark Sitcom Season. Além de Are You Being Served?, também ganharam episódios especiais as séries Porridge, Goodnight Sweetheart e Keeping Up Appearances, que aparecem no vídeo abaixo. O evento também oferecerá cinco especiais originais, criados especialmente para o Landmark Sitcom Season.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=1q3vPgrtXkA?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Continua após a publicidade
Publicidade