Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Reinaldo Azevedo Por Blog Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Condenação de Dirceu é notícia na imprensa internacional

A condenação de José Dirceu virou notícia em vários veículos de comunicação do mundo. O New York Times foi quem fez a melhor síntese, dando o seguinte título acima de uma foto de Lula e Dirceu batendo um papinho: “Caso de corrupção no Brasil aumenta esperança no sistema judicial”. No primeiro parágrafo, escreve o jornal: […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 07h40 - Publicado em 10 out 2012, 02h46

A condenação de José Dirceu virou notícia em vários veículos de comunicação do mundo.

O New York Times foi quem fez a melhor síntese, dando o seguinte título acima de uma foto de Lula e Dirceu batendo um papinho: “Caso de corrupção no Brasil aumenta esperança no sistema judicial”. No primeiro parágrafo, escreve o jornal:
“Os brasileiros estão de tal sorte acostumados à impunidade, especialmente quando se trata da lendária corrupção de seu sistema político, que eles recorrem frequentemente a uma máxima fatalista para descrevê-la: a polícia prende, mas a Justiça solta”.

Escreve ainda o jornal:
“O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se recusa a reconhecer que o esquema de compra de votos, que está no centro do escândalo, existiu. Mas o ex-chefe do seu governo, José Dirceu de Oliveira e Silva, é acusado de chefiar o esquema. Nesta terça, na sessão mais importante do julgamento, atingiu-se a maioria entre os 10 ministros da corte para condená-lo. A corte também considerou José Genoino, ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, que está no governo, culpado de corrupção”.

O francês Le Monde escreveu em sua homepage: “Brasil: três íntimos do ex-presidente Lula condenados por corrupção”. No primeiro parágrafo, está lá:
“A corte suprema do Brasil reconheceu, nesta quarta, 10 de outubro, que três dos homens mais próximos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva — seu chefe da Casa Civil, José Dirceu; o ex-presidente de seu partido (Partido dos Trabalhadores) José Genoino e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares — são culpados de corrupção ativa. Eles foram considerados culpados de haver participado de um vasto sistema de compra de votos no Parlamento pelo PT nos primeiros anos do governo Lula (2003-2010). As penas não serão conhecidas antes do fim do processo, que deve durar ainda algumas semanas”.

Continua após a publicidade

O mensalão, Dirceu e Lula no francês “Le Monde”

“Auxiliar de Lula é condenado por corrupção”, informa a inglesa BBC.  A notícia também está no jornal espanhol El País: “Supremo declara Dirceu, ex-ministro de Lula, culpado de corrupção”. A foto que ilustra o texto é do ministro Ricardo Lewandowski, com o ar compungido. Os espanhóis entenderam o espírito da coisa.

Dirceu, seu chefe e o crime na BBC

 

Continua após a publicidade
Publicidade