Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Caso Witzel deve unir STJ em julgamento sobre decisão de Benedito

Presidente do STF deu 24 horas para manifestação do tribunal e prazo igual para PGR; só depois decidirá sobre o caso

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 1 set 2020, 07h46 - Publicado em 1 set 2020, 06h07

No fim da tarde desta segunda, o ministro Benedito Gonçalves, do STJ, compartilhou com os colegas da Corte a sua decisão que afastou Wilson Witzel do cargo de governador do Rio de Janeiro, além de outros despachos adotados por ele desde a última sexta-feira.

O ministro está no centro de um debate aberto pela decisão individual de afastar um governador. Ministros do STF, como Marco Aurélio Mello, condenam a atuação individual nesse caso. A questão, no entanto, será debatida pela Corte Especial do STJ na quarta, quando os magistrados avaliarão se derrubam a decisão do colega ou se mantêm Witzel fora do cargo.

Pela forma como a coisa evolui, ministros próximos a Gonçalves avaliam que o tribunal deve se unir para defender a decisão do magistrado, de modo a evitar ataques ao trabalho da Corte. A tensão, no entanto, ronda os tribunais superiores. Witzel recorreu ao STF e caberá ao ministro Dias Toffoli, presidente da Corte, decidir se seu recurso, contra a decisão do tribunal vizinho, merece prosperar.

No STJ, os mesmos ministros ouvidos pelo Radar avaliam que Toffoli não seria capaz de atropelar o STJ após a sessão do colegiado que julgará a matéria. Toffoli deu nesta segunda 24 horas para que o STJ se manifeste sobre o pedido de Witzel e outras 24 horas, após a manifestação do tribunal, para que a PGR faça o mesmo. Estará apto, portanto, a deliberar sobre o caso só depois do julgamento de quarta.

Continua após a publicidade

 

ASSINE VEJA

A esperança dos novatos na bolsa
A esperança dos novatos na bolsa Leia nesta edição: a multidão de calouros no mercado de ações, a ‘lista negra’ de Bolsonaro e as fraudes na pandemia ()
Clique e Assine
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.