Clique e assine a partir de 9,90/mês
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Evandro Éboli, Mariana Muniz e Manoel Schlindwein. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Ao atacar o inquérito das fake news, Zambelli divulgou uma… fake news

Deputada afirmou que o advogado Tony Chalita, que já trabalhou para ela, é sócio da mulher de Alexandre Moraes, o que não procede

Por Evandro Éboli - Atualizado em 3 jul 2020, 11h16 - Publicado em 3 jul 2020, 07h23

Ao fazer um ataque ao inquérito das fake news, a deputada Carla Zambelli divulgou uma…fake news.

Num vídeo e em uma entrevista há alguns dias, a parlamentar afirmou que o advogado Tony Chalita era sócio do escritório de Viviane Moraes, mulher do ministro e relator do caso no STF, Alexandre Moraes.

Não procede. E Zambelli tem esse conhecimento porque o escritório de Tony foi contratado por ela na sua campanha, em 2018. Tanto que está registrado na Justiça Eleitoral o pagamento feito por Zambelli de R$ 25 mil ao escritório Braga, Nascimento e Zilio Advogados, do qual Tony é sócio.

ASSINE VEJA

Governo Bolsonaro: Sinais de paz Leia nesta edição: a pacificação do Executivo nas relações com o Congresso e ao Supremo, os diferentes números da Covid-19 nos estados brasileiros e novas revelações sobre o caso Queiroz
Clique e Assine

A carteira de clientes do advogado é de espectro político amplo, vai de Tabata Amaral a Ricardo Salles. Seu tio, Gabriel Chalita, sim, é sócio de Viviane.

Continua após a publicidade

Zambelli apagou o vídeo, no qual propaga também que a mulher de Moraes conquista clientes devido “às boas relações com instâncias superiores da Justiça”. Diz, no vídeo, que essa informação foi divulgada pelo jornalista e blogueiro Oswaldo Eustáquio, também alvo do inquérito e hoje preso na Polícia Federal.

Em entrevista à CNN, dias depois, ela repetiu que Gabriel e Tony são sócios de Viviane.

A bronca de Zambelli com Tony é por ele ser advogado de Joice Hasselmann, denunciante do esquema de fake news relatado por Moraes no STF, e lembrou que o advogado a acompanhou em seu depoimento à CPMI das Fake News no Congresso.

Joice, mais recente, ajuizou uma ação contra Zambelli no STF, com Tony como seu advogado. Fato também citado por Zambelli.

Continua após a publicidade

A deputada afirmou, na CNN, não conseguir adjetivar o que está acontecendo, sobre risco de ser alvo de novo inquérito no STF. “Quer dizer, cada coisa que eu abro a boca eu sofro um novo inquérito, então tenho que tomar um certo cuidado”.

No vídeo abaixo, a deputada diz que Viviane e Tony Chalita são sócios.

Publicidade