Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Os dez melhores doces franceses _e onde achá-los

Se resistir a um doce já é complicado, imagine se for um destes encontrados na França? Renda-se a estas delícias e saiba onde provar suas melhores versões

as melhores sobremesas francesas

Se você já foi para a França sabe o drama que é entrar numa daquelas patisseries que existem a cada 200 metros em qualquer cidade, seja grande ou pequenina.

A variedade e a beleza dos doces expostos nas vitrines são capazes de seduzir até os não adeptos aos prazeres do açúcar.

Coloridos, elegantes e delicados, os doces franceses (não por acaso) são considerados os melhores do mundo. Também pudera… com a tradição culinária francesa não podia ser muito diferente.

De macarons a ecláirs, passando por madeleines e tarte tatins, as opções são muitas. E escolher um só é uma missão praticamente impossível.

Nunca fui muito fã de Mil Folhas, aquele doce que alterna camadas de massa e recheio, até a época em que minha irmã morou em Paris… Geralmente a massa acaba ficando meio empapada e mole por conta do creme e sempre ficava decepcionada ao experimentar um. Foi quando ela descobriu um lugar em que eles montam o doce na hora, de acordo com o seu pedido. Sério… é de chorar de tão bom.

Mas não sei dizer se este é meu doce francês preferido… é tão difícil escolher um só! Por isso fiz uma lista com dez (que também não foi uma tarefa fácil) das melhores sobremesas que você pode provar quando for à França e onde saboreá-las. Ah, dicas de outros lugares são sempre bem-vindas, heim!?

 

1. Macarons

as melhores sobremesas francesas

Possivelmente o primeiro doce que vem à cabeça quando pensamos na França. Hoje eles estão por toda a parte e é possível achá-los inclusive no Brasil. Mas os daqui que me desculpem, mas os de lá são incomparáveis. De todas as cores e todos os sabores possíveis. Confesso que já provei vários e nunca encontrei tão bons quando os da Pierre Hermé… O meu sabor favorito é o mogador, que é feito de maracujá com um recheio de ganache de chocolate… (taí a prova, no tamanho GG, claro! 😉 )

as melhores sobremesas francesas

Ingredientes principais: farinha de amêndoa, claras, açúcar

Onde encontrar: Pierre Hermé, 4 Rue Cambon, Paris (e outros endereços)

Sitewww.pierreherme.com

 

2. Madeleines

as melhores sobremesas francesas

Elas são como mini-bolos que se parecem com conchas. De sabor delicado, vão bem a qualquer hora: no café da manhã, como lanche ou sobremesa. Com um café expresso então são irresistíveis. Quanto mais delicadas, fofinhas e frescas, melhor!

Ingredientes principais: ovos, farinha, manteiga

Onde encontrar: Mesdemoiselles Madeleines, 37 Rue de Martyrs, Paris

Sitewww.mllesmadeleines.com

 

3. Crème brûlée

as melhores sobremesas francesas

Esta é outra sobremesa que se espalhou pelo mundo e hoje é comum achar no cardápio de quase todo restaurante. Super simples e super saborosa, impressiona pela casquinha crocante de açúcar queimado no topo que, além da doçura, contrasta com o creme. Hummm….

Principais ingredientes: leite, gemas, açúcar

Onde encontrar: Restaurant Paul Bocuse, 40 Quai de la Plage, Lyon

Sitewww.bocuse.fr

 

4. Cannelés

as melhores sobremesas francesas

Bolinho típico da região de Bordeaux, hoje pode ser encontrado em qualquer boa patisserie francesa. A casquinha, quase crocante, contrasta com o interior macio, com sabor de rum e baunilha. Assim como as madeleines, pode ser consumido a qualquer hora do dia.

Principais ingredientes: leite, açúcar, rum, farinha

Onde encontrar: Baillardran, 36 Place Gambetta, Bordeaux

Sitewww.baillardran.com

 

5. Calissons

as melhores sobremesas francesas

Demorei muito tempo até provar estes pequenos e belos docinhos típicos da Provence. Mas depois de experimentar um, não consigo mais ir à França e não comprar algumas caixinhas… Macios, com um sabor suave de amêndoa e uma casquinha crocante de açúcar são simplesmente irresistíveis. Impossível comer um só!

Principais ingredientes: farinha de amêndoa, claras, açúcar

Onde encontrar: Confisserie d’Entrecasteaux, 40 Impasse Emeri, Eguilles (Aix-en-Provence)

Sitewww.calissons-entrecasteaux.com

 

6. Nougat

as melhores sobremesas francesas

Apesar de não ser uma exclusividade francesa _há versões na Espanha (turrón), na Itália (torrone), em países árabes, entre outros_, este doce ficou famoso na França, especialmente na região de Montélimar. Na versão francesa ele é mais macio e é vendido tanto em patisseries como em feiras ao ar livre, por peso.

Principais ingredientes: açúcar, mel, claras, amêndoas e pistaches

Onde encontrar: L’artisan Nouhatier, 35 bd Marre Desmarais, Montélimar (Provence)

Sitewww.lartisannougatier.net

 

7. Éclair

melhores sobremesas francesas

Talvez você não conheça por este nome, mas certamente já ouviu falar da bomba de chocolate ou creme, que nada mais é que a versão nacional da éclair. Antigamente era conhecida na França como “pão da duquesa”, foi apelidado mais tarde de éclair (relâmpago, em francês), pela velocidade com que é devorado. Os mais tradicionais são de creme, chocolate e café.

Ingredientes principais: ovos, farinha, açúcar

Onde encontrar: Maison Pradier, Passage des Jacobins – Place du Marché Saint Honoré, Paris (e outros endereços)

Sitewww.maisonpradier.com

 

8. Pain au chocolat

Impossível não ir à França e resistir à tentação de comer um pain au chocolat, a versão “doce” do tradicional croissant. Mas é preciso ter cuidado, pois eles estão em todos os cantos e nem todos são bons. Eles podem ser engordurados demais, ter pouco recheio… O bom mesmo é aquele crocante, que desmancha na boca. Se estiver morninho então… socorro!

Principais ingredientes: farinha, manteiga, chocolate amargo

Onde encontrar: Boulangerie Pichard, 88 rue Cambronne, Paris

Sitewww.facebook.com/Boulangerie-Pichard

 

9. Merengue

as melhores sobremesas francesas

Um dos doces mais simples e ao mesmo tempo mais difíceis de se fazer. Conhecido no Brasil também como suspiro, é encontrado em vários tamanhos e sabores na França. Há até os mais sofisticados, com coberturas e outras firulas. Mas o importante é ser crocante por fora e ter um “puxa-puxa” no meio.

Ingredientes principais: claras, açúcar

Onde encontrar: Aus Merveilleux de Fred, 32 Rue Grenette, Lyon

Sitewww.auxmerveilleux.com

 

10. Mille-feuille

as melhores sobremesas francesas

Já contei lá no alto sobre minha experiência com este doce tão delicado francês. A versão tradicional, alterna camadas de creme de baunilha com fatias de massa folhada crocante. Hoje em dia porém, já há versões com recheio de praline, doce de leite e até de matcha.

Ingredientes principais: farinha, ovos, açúcar

Onde encontrar: Jacques Genin, 133 rue de Turenne, Paris

Sitewww.jacquesgenin.fr

 

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s