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Em época de crise, Bienal do Livro de SP aposta em youtubers

Para evitar tumultos, organização distribuirá senhas na internet para sessões de autógrafos

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Afetado pela crise econômica, responsável por uma queda de 16,3% nas vendas de livros no primeiro semestre de 2016, o mercado editorial parece se agarrar aos youtubers como tábua de salvação. Ao menos, é isso o que faz a Bienal do Livro de São Paulo, que este ano terá Kéfera (que atraiu 5.000 pessoas para a Bienal do Rio em 2015), Lucas Rangel e Jout Jout como iscas para o público jovem, além de alguns best-sellers internacionais, como de costume, caso de Lucinda Riley e Marian Keyes. A expectativa é receber 700 000 visitantes em dez dias. Para controlar o acesso às estrelas, serão distribuídas senhas para as sessões de autógrafo pelo site do evento.

A Bienal do Livro de SP acontece entre 26 de agosto de 4 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi e tem como tema “Histórias em Todos os Sentidos”. Além de ser uma grande feira para a compra de livros — muitas vezes com desconto –, a Bienal possui diversas atividades culturais como debates, sessões de autógrafos, eventos de  gastronomia e apresentações de rap e repente.

A Arena Cultural, o maior espaço de debates e palestras da feira, é o que dará destaque aos youtubers. Na programação, estão Kéfera Buchmann, Jout-Jout, Lucas Rangel, PC Siqueira, Maju Trindade, e Malena.  O espaço também receberá o desenhista Mauricio de Sousa, o historiador Leandro Karnal e o filósofo Mario Sergio Cortella e os estrangeiros Lucinda Riley (As Sete Irmãs), Ava Dellaira (Cartas de Amor aos Mortos), Jennifer Niven (Por Lugares Incríveis), Amy Ewing (A Joia), Tarryn Fisher (A Oportunista), Marian Keyes (Melancia) e Mac Barnet (Os Dois Terríveis).

Em entrevista coletiva no Sesc Vila Mariana, nesta terça-feira, Luiz Antônio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), que organiza o evento, contou que a Bienal teve um investimento total de 30 milhões de reais — dos quais, 4 milhões captados pela Lei Rouanet.

Apesar da forte crise, o presidente da CBL disse estar otimista com a Bienal. “Houve uma retração no mercado editorial. Isso vai afetar a nossa Bienal? Estou bastante animado. Nós abrimos a venda de ingressos antecipados, e no primeiro final de semana, tivemos mais de 4 000 compradores. Cada vez que a divulgação ou as editoras anunciam um autor, esse número vem crescendo. É inegável a crise, mas nos preparamos para isso, e agora é aguardar”, declarou.

Os ingressos custam 20 reais (de segunda a quinta-feira) e 25 reais (de sexta-feira a domingo). Em 2014, os valores eram 12 e 15 reais, respectivamente. Torelli creditou o aumento à inflação e à cotação do dólar, já que muitos gastos com autores estrangeiros são feitos na moeda americana. Mas o presidente da CBL frisou que o valor do ingresso ficou abaixo do plano inicial, que projetava algo em torno de 30 reais. A organização do evento ainda alertou que a Bienal do Livro não terá cota limite para meia-entrada, permitindo que todos aqueles que têm direito ao benefício usufruam dele — justamente o público-alvo dos youtubers.

Turma da Mônica – Com foco no público infantil e em homenagem aos 80 anos de Mauricio de Sousa, a Bienal terá uma área temática com 500 m² com atrações sobre o autor e suas obras. As crianças serão recebidas por uma Mônica de três metros de altura e podem se divertir em brinquedos no local.

O espaço também contará com uma atividade de personalização de um personagem do universo da Turma da Mônica, com o visual da criança participante. Os interessados poderão optar pela produção de um livro, no valor de 39,90 reais, em que o avatar customizado fará parte de uma história com a turma do bairro do limoeiro.

Há ainda a Exposição Mauricio 80, que trará uma linha do tempo da vida e carreira do quadrinista. Os fãs também poderão acompanhar o trabalho de artistas da Mauricio de Sousa Produções em um estúdio montado especialmente para a Bienal.

Mais conforto – Algumas mudanças da infraestrutura do evento foram destacadas durante a coletiva. Os corredores neste ano estão maiores, com uma largura de no até 10 metros, contra um máximo de cinco metros na edição de 2014. A área de alimentação, sempre motivo de reclamação entre os visitantes, terá um aumento de 30%. A Guarda Civil Metropolitana também fechou um acordo com a organização e atuará dentro da feira.

Para evitar tumultos nas sessões de autógrafos, A Bienal inaugura neste ano um sistema de distribuição de senhas online. Os interessados em encontrar seus autores favoritos devem acessar o site oficial do evento e retirar uma senha, que deve ser levada impressa no dia do evento para ter acesso à sessão de autógrafos desejada.

No dia 1º de agosto serão liberadas as senhas para as atividades do dia 26. No dia 2, será a liberada a programação do dia 27 e assim por diante. A quantidade de senha será definida pelas editoras e autores. Os expositores seguem promovendo suas sessões de autógrafos no estande, com uma organização própria.

Os visitantes podem fazer a compra antecipada de ingressos através do site oficial da Bienal do Livro, ou pontos físicos da Tickets for Fun. Até 25 de agosto, serão disponibilizados pacotes (de três a dez ingressos) com descontos especiais.

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