Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Me Engana que Eu Posto Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Coluna
A verdade por trás de manchetes falsas que se espalham pela internet. Editado por João Pedroso de Campos.
Continua após publicidade

Sergio Moro falou ‘algo inesperado’ a repórter após julgar Lula?

Blog notório por publicar notícias falsas envolvendo o juiz inventou desta vez que ele deu declarações engrandecedoras sobre o povo brasileiro

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 6 dez 2017, 20h33 - Publicado em 15 set 2017, 17h40

O segundo depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como réu ao juiz federal Sergio Moro na Operação Lava Jato, na última quarta-feira, gerou um boato que tem sido compartilhado com fervor em redes sociais e no WhatsApp, sobretudo por aqueles que veem no “juiz da Lava Jato” um salvador da pátria.

Dos mesmos criadores de “Passado de Sergio Moro surpreende o Brasil” e “Sergio Moro de debruçou sobre bíblia após condenar Lula”, já desmentidas pelo Me engana que eu posto, a notícia falsa da vez sobre o magistrado relata que ele fez declarações engrandecedoras sobre o povo brasileiro e o combate à corrupção após “o julgamento” do ex-presidente.

Assim como as duas anteriores, a lorota foi criada pelo blog Sociedade Oculta, que tem fixação por Sergio Moro e cria fábulas sobre seus feitos, dando a ele ares de um beato. Segundo o site, o juiz federal já passou noites dos rigorosos invernos em Curitiba distribuindo cobertores a moradores de rua e, quando jovem, foi o autor de um texto que pregava o otimismo. Desta vez, conforme a ficção mambembe do Sociedade Oculta, Moro teria demonstrado ser um homem religioso e de hábitos simples.

Leia abaixo o texto:

Muito Abatido [sic.] Sergio Moro fala algo inesperado a um Repórter [sic.] na saída do forum [sic.]

Ao fim da longa jornada de Trabalho,Depois [sic.] do Julgamento [sic.] de Lula, Sergio moro [sic.] foi parado por um repórter na saída do fórum em Curitiba, visivelmente cansado, ele responde de forma inesperada a pergunta de um repórter [sic.]

Continua após a publicidade

Mesmo cansado e abatido , [sic.] o juiz foi gentil com o repórter, que o parou durante fim do expediente na saida [sic.] do fórum. Ao invés de fazer critica [sic.] a algum politico [sic.], Moro respondeu algo que o Repórter [sic.] não esperava escutar.

Questionado pelo repórter Se [sic.] ainda é possível recuperar a fé do Brasileiro [sic.] no país, Sergio moro [sic.] responde de maneira incrível .. [sic.] Veja no texto abaixo , [sic.] continue lendo [sic.]

Veja abaixo na reportagem oque [sic.] Sergio Moro disse ao reporter [sic.] da CBBN [sic.]

Sergio Moro disse:

O Brasileiro é um povo adorável, e apesar de toda exploração, enganação e dura vida, ele vive com esperança que um dia tudo vai melhorar.

Continua após a publicidade

Mas uma coisa me chateá [sic.], influenciado pela grande mídia e por intelectuais modernos, Nosso [sic.] povo esta deixando Deus de Lado [sic.], Não [sic.] podemos viver na lei da vantagem própria, na lei do jeitinho Brasileiro [sic.].

Para o Brasil realmente mudar e dar certo, a reforma que tanto esperamos, [sic.] tem que acontecer primeiro em nossos corações.

Precisamos resgatar aqueles valores antigos, de respeito, amor ao próximo, temor de Deus. Uma sociedade que guarda esses princípios, [sic.] é Abençoada [sic.].

É possível mudarmos nossa sociedade ?? [sic.] sim [sic.] … [sic.] Reprogramemos nossas metas, busquemos o bem e vivermos [sic.] melhor. “Embora ninguém possa voltar ao passado e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim” O poder esta em nossa mão [sic.]

Apesar dos erros [sic.] é possível criar um novo começo e uma nova historia [sic.]. Como diz aquela poesia : [sic.]  não diga que a canção está perdida, Tenha fé em Deus, Tenha fé na vida, tente outra vez!

Continua após a publicidade

O repórter estrangeiro ainda ficou confuso, flagrou Sergio Moro, Saida [sic.] do forum [sic.] , [sic.] segurando nas mãos uma marmita popular, de 19 reais do restaurante que fica na esquina. Enquanto via os políticos poderosos que dizem representar os pobres irem ao Restaurante [sic.] Luxuoso [sic.] do Hotel Bourbon, onde a refeição custa 350 reais inicial, e aumenta conforme o cardápio. Banquetes em ambientes caríssimos, viagens em jatinhos pagos com o suado dinheiro do povo, [sic.] fazem parte da rotina destes tais políticos.

O repórter ainda finalizou em sua matéria. Sergio Moro só anda com a Melhor [sic.] equipe de Segurança [sic.] do mundo, que é o Pai, Filho e Espírito Santo.

SERGIO MORO – JUIZ FEDERAL – entrevista a CBBN RadioTv e Revista Politica Internacional

Como toda notícia falsa que se preze, a “reportagem” do Sociedade Oculta é abarrotada de falhas de grafia e pontuação. Neste texto, em especial, o escriba alcançou a façanha de cometer mais erros do gênero (45) do que produzir linhas (36). Uma informação que pudesse ser levada a sério jamais conteria tantos equívocos, alguns dignos de nota, como “chateá” e as 17 vezes em que palavras são grafadas com letra maiúscula em meio ao título e em frases, sem necessidade.

Além disso, ao contrário do que a informação mentirosa afirma, não houve julgamento de Lula, e sim um interrogatório do ex-presidente enquanto réu em um processo sob responsabilidade de Moro. Neste caso, o petista é acusado de receber 13 milhões de reais em propina da Odebrecht por meio da compra de um imóvel que abrigaria o Instituto Lula, em São Paulo, e de um apartamento vizinho ao seu no Edifício Hill House, em São Bernardo do Campo (SP). Lula nega as acusações do Ministério Público Federal.

Continua após a publicidade

Após a fase de oitiva dos demais réus, que será concluída no próximo dia 19, quando o advogado Roberto Teixeira, compadre de Lula, prestará depoimento ao juiz federal, a acusação e as defesas ainda deverão apresentar suas alegações finais. Só então Sergio Moro poderá proferir uma sentença, condenando ou absolvendo os acusados. Não haverá neste caso, assim como não houve na primeira condenação de Lula por Moro e em nenhum outro processo da Lava Jato, um julgamento com a presença de jurados, o juiz e os réus, como o site faz transparecer.

A partir do suposto encontro entre o magistrado e o repórter da “CBBN RádioTv”, não foi publicada nenhuma reportagem finalizada por “Sergio Moro só anda com a Melhor [sic.] equipe de Segurança [sic.] do mundo, que é o Pai, Filho e Espírito Santo”. A divulgação das supostas declarações de Moro foi um “furo de reportagem” do confiabilíssimo e insuspeito Sociedade Oculta.

Não há registro, a propósito, de que exista, no Brasil e no mundo, qualquer veículo de informação de nome CBBN RádioTv. O mais próximo disso seria a Rádio CBN, do Sistema Globo de Rádio, que não produziu conteúdo sobre o assunto.

O marmitex pelo qual Moro teria pagado 19 reais é ilustrado no Sociedade Oculta por uma foto do juiz federal com uma sacola plástica à mão, cujo conteúdo, claramente, não é um prato feito comprado “no restaurante que fica na esquina” (veja abaixo). A imagem, feita na última quarta-feira, dia do depoimento de Lula ao magistrado, mostra Moro deixando o prédio onde vive na capital paranaense, de onde seguiu rumo à sede da Justiça Federal.  Dentro da sacola, provavelmente, o juiz federal levava uma refeição preparada em sua casa, assim como fez na data do primeiro depoimento de Lula na Lava Jato, em março (veja abaixo).

Naquela ocasião, a mulher do magistrado, Rosângela Wolff Moro, confirmou na página do Facebook “Eu MORO com Ele” que “Moro levou sua quentinha hoje. Colaborando com a equipe de deslocamento”.

Continua após a publicidade
(Paulo Lisboa/Brazil Photo Press/Folhapress/Reprodução)

Moro deixa sua casa em Curitiba

A comparação entre a franciscana alimentação de Sergio Moro e refeições de políticos a “350 reais inicial” no Hotel Bourbon de Curitiba também é incorreta. O Me engana que eu posto apurou que o cardápio na hospedagem tem preços que variam entre 40 reais (opções como talharim, pene e espaguete) e 65 reais (filé mignon acompanhado de risoto cremoso de palmito). A feijoada servida aos sábados no hotel sai por 69 reais.

A notícia publicada pelo Sociedade Oculta, portanto, é uma ficção do início ao fim, assim como tudo que ali é veiculado. 

‘Blog de humor’

O Sociedade Oculta, famoso pelos boatos que propaga na internet, passou a se autoclassificar como um site que faz piadas a partir de notícias falsas. As indicações de que se trata de conteúdo humorístico não são nada fáceis de notar, no entanto. No pé da página, em letras miúdas, o blog passou a informar que “é um site de humor com noticias sem meias verdades”. Suas publicações também têm sido acompanhadas de pequenas “tags”, como “Humor Fake News” e “Lendas da Internet”.

Embora tenha reconhecido que só publica (péssimas) piadas, o Sociedade Oculta ainda é visto em buscas no Google como “Seu Portal de Notícias em Tempo Real” e “Acompanhe todos os dias as notícias mais impactantes aqui em tempo real, fique por dentro do que esta acontecendo pelo país!”. Ou seja, o leitor mais desavisado pode facilmente se confundir.

 

Agora você também pode colaborar com o Me engana que eu posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.