Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Matheus Leitão Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

Mesmo quem está fora quer entrar na CPI

Senadores que não são membros da Comissão da Covid se preparam para acompanhar de perto os trabalhos

Por Matheus Leitão Atualizado em 27 abr 2021, 14h02 - Publicado em 27 abr 2021, 13h39

Ao lamentar a ausência de mulheres na CPI da Covid nesta terça, 27, a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) externou o sentimento de muitas parlamentares que não são membros da comissão.

Na abertura dos trabalhos que aconteceu na manhã de hoje, Eliziane rebateu a fala do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), que afirmou que as mulheres não fazem questão de estar na CPI. “Estamos aqui, vamos participar ativamente e teremos nosso protagonismo nesta Casa”, disse Eliziane.

Fato é que Flávio tentou fazer uma ironia e se deu mal. “As mulheres já foram mais indignadas”, disse ele. Foi quando a senadora Eliziane disse que não aceitava esse machismo, de cobrar delas indignação.

Embora não haja nenhuma mulher entre os 11 membros e 7 suplentes da comissão, as senadoras estão montando um grupo para acompanhar, dar ideias e participar de alguma forma dos trabalhos da CPI. Além delas, muitos senadores que não vão trabalhar oficialmente na comissão também pretendem olhar de perto os trabalhos.

Pela importância do tema e pelo impacto que a comissão pode ter na condução da pandemia do coronavírus, a CPI da Covid vai além de seus integrantes e suplentes. A maior parte dos parlamentares que quer influência na comissão é da oposição ao governo e pretende investigar supostos atos irregulares da equipe do presidente Jair Bolsonaro.

Como a coluna mostrou, a CPI acontece em um momento ruim para o presidente, que enfrentará as investigações dos senadores enquanto tenta lidar com o cenário econômico caótico, com a crise sem precedentes na saúde e com a queda de seus índices de popularidade.

Continua após a publicidade
Publicidade