Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Matheus Leitão Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

Advogados conservadores criam “OAB” para processar críticos de Bolsonaro

Entidade diz que providenciará notícia crime contra todos. OAB verdadeira quer investigação por infração disciplinar

Por Matheus Leitão Atualizado em 26 fev 2021, 10h26 - Publicado em 26 fev 2021, 10h25

Advogados que se declaram conservadores criaram uma espécie de OAB paralela para processar quem fizer qualquer crítica ao presidente Jair Bolsonaro e ao seu governo. 

Em publicação nas redes sociais, o grupo afirma que “se você receber ou deparar com videos, fotos ou qualquer outro tipo de postagem ofensiva ao presidente Jair Bolsonaro, sua família e membros do seu governo, seja por parte de políticos, artistas, professores, ou qualquer um do povo, envie o material para o email” da entidade.

“Vamos processar todos. Nossa equipe de advogados providenciará o devido encaminhamento da notícia crime”, diz a publicação da entidade, que se chama Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil (OACB).

Diante da publicação, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, garante que vai encaminhar pedido de investigação sobre possível cometimento de infração disciplinar, além de tentativa de uso indevido do nome da Ordem à Corregedoria do Conselho Federal da OAB.

“A Constituição Federal garante a livre manifestação de opiniões e esse é um dos pilares de qualquer democracia. Parece, portanto, que tal ‘entidade’ desconhece ou despreza a Constituição”, afirma Santa Cruz.

Continua após a publicidade

Publicidade