Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O que o jato que levou Lula a Curitiba tem a ver com o mensalão?

Aeronave está registrada em nome de empresa de ex-ministro que foi investigada por injetar recursos em esquema montado por Marcos Valério de Souza

O jatinho que levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de São Paulo para Curitiba na manhã desta quarta-feira está registrado em nome de uma empresa de Walfrido Mares Guia, ex-ministro do petista, que já foi alvo de investigações da Polícia Federal. A Samos Participações, com sede em Belo Horizonte, chegou a ter seus sigilos bancário e fiscal quebrados durante as investigações do chamado “mensalão mineiro”, operado por Marcos Valério de Souza, o mesmo do mensalão petista, que estouraria anos depois.

A história dos dois mensalões, como se sabe, é um curioso ponto de contato entre o PSDB e o PT. O primeiro beneficiou a campanha do tucano Eduardo Azeredo ao governo de Minas, em 1998. E o segundo, menos de uma década depois, serviu para comprar, com recursos ilícitos, apoio parlamentar ao governo Lula. Ambos tinham Marcos Valério como operador.

Veja também

Walfrido dos Mares Guia, o dono do jato usado por Lula, é outro ponto de convergência entre os dois casos: de aliado histórico dos tucanos, ele passou a amigo dileto de Lula após o petista assumir a Presidência da República, em 2003. Durante as investigações do mensalão mineiro, a Polícia Federal encontrou indícios de que a Samos, a empresa de Walfrido em nome da qual o jatinho Citation está registrado, injetou recursos no esquema operado por Marcos Valério.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Roderlei Bigliazzi

    O jatinho “pertence” a Lula, mesmo que em nome de uma empresa ou pessoa. Favores, como na Máfia, são feitos e as gerações se comprometem a manter a “OMERTÀ” enquanto estiverem vivos.

    Curtir

  2. Jatinhos, triplex, milhoes e milhoes. E nós, o povao, o contribuinte, contando moedas.

    Curtir

  3. Injustiça mal explicada! Quem não trabalha, só anda de jato.
    Enquanto isso, tenho que ir a pé para o trabalho porque minha bicicleta velha está quebrada..!

    Curtir

  4. O cara só tem amigo cheio da grana.É esse o tal pai dos pobres?????

    Curtir