Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Maquiavel Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por José Benedito da Silva
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Adriana Ferraz. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Butantan usa a descontração para difundir CoronaVac e vira hit no Twitter

Perfil do instituto, que lança mão de humor, ironia e interação com celebridades, passou de 29.800 seguidores em outubro passado para 134 mil nesta semana

Por Da Redação Atualizado em 20 jan 2021, 15h35 - Publicado em 20 jan 2021, 15h29

O Twitter do Instituto Butantan, que está à frente da produção do imunizante CoronaVac no Brasil — o único utilizado no país até agora contra a Covid-19 –, tem se destacado ao dar respostas bem-humoradas e, ao mesmo tempo técnicas, às perguntas mais provocativas e absurdas realizadas pelo público.

Com uma linguagem simples e descontraída, o perfil oficial  está na rede social desde 2017 e atualmente conta com mais de 134 mil seguidores — em outubro de 2019, tinha apenas 29.800.

O perfil é atualizado por uma equipe, que compartilha conteúdos e informações relacionados ao instituto. Agora, com a produção da CoronaVac, a rede social atua também para divulgar a vacina, desmentir fake news, esclarecer dúvidas e reforçar a credibilidade do imunizante. O objetivo é incentivar a vacinação.

Entre as questões que tenta esclarecer, por exemplo, estão a de que a vacina, produzida em parceria com  farmacêutica chinesa Sinovac, não é parte de um plano estratégico da China para a implantação da ideologia comunista no mundo.

Em algumas ocasiões, o perfil interage com celebridades, como no caso abaixo, quando o rapper Marcelo D2 perguntou sobre uma fala do presidente Jair Bolsonaro, que elvantou a possibilidade de a pessoa que receber a vacina virar um jacaré: “Se você virar um jacaré, é problema seu”. O presidente se referia a vacina da Pfizer, que assim como CoronaVac foi aprovada emergencialmente em outras países. Em tom otimista, o Butantan afirmou que a vacina é segura e que a “dedicação é total” para garantir a imunização no Brasil.

Continua após a publicidade

A equipe também tem feito diversas postagens acalmando aqueles que estão ansiosos para receber o imunizante ou com medo da picada.

Continua após a publicidade

Contudo, o Twitter não é a única estratégia do Butantan para divulgar a CoronaVac. Na última sexta-feira, 15, MC Fioti, dono do hit “Bum bum tam tam” de 2017, gravou um clipe com uma nova versão da música em frente à sede do instituto. O cantor também tirou fotos com a vacina e com Dimas Covas, presidente do Butantan. “Bum bum tam tam” foi resgatado pelas redes sociais após o anúncio da produção do imunizante pelo instituto.

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.