Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana
Maquiavel Por Coluna A política e seus bastidores. Informações sobre Planalto, Congresso, Justiça e escândalos de corrupção. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Butantan usa a descontração para difundir CoronaVac e vira hit no Twitter

Perfil do instituto, que lança mão de humor, ironia e interação com celebridades, passou de 29.800 seguidores em outubro passado para 134 mil nesta semana

Por Da Redação Atualizado em 20 jan 2021, 15h35 - Publicado em 20 jan 2021, 15h29

O Twitter do Instituto Butantan, que está à frente da produção do imunizante CoronaVac no Brasil — o único utilizado no país até agora contra a Covid-19 –, tem se destacado ao dar respostas bem-humoradas e, ao mesmo tempo técnicas, às perguntas mais provocativas e absurdas realizadas pelo público.

Com uma linguagem simples e descontraída, o perfil oficial  está na rede social desde 2017 e atualmente conta com mais de 134 mil seguidores — em outubro de 2019, tinha apenas 29.800.

O perfil é atualizado por uma equipe, que compartilha conteúdos e informações relacionados ao instituto. Agora, com a produção da CoronaVac, a rede social atua também para divulgar a vacina, desmentir fake news, esclarecer dúvidas e reforçar a credibilidade do imunizante. O objetivo é incentivar a vacinação.

Entre as questões que tenta esclarecer, por exemplo, estão a de que a vacina, produzida em parceria com  farmacêutica chinesa Sinovac, não é parte de um plano estratégico da China para a implantação da ideologia comunista no mundo.

Em algumas ocasiões, o perfil interage com celebridades, como no caso abaixo, quando o rapper Marcelo D2 perguntou sobre uma fala do presidente Jair Bolsonaro, que elvantou a possibilidade de a pessoa que receber a vacina virar um jacaré: “Se você virar um jacaré, é problema seu”. O presidente se referia a vacina da Pfizer, que assim como CoronaVac foi aprovada emergencialmente em outras países. Em tom otimista, o Butantan afirmou que a vacina é segura e que a “dedicação é total” para garantir a imunização no Brasil.

A equipe também tem feito diversas postagens acalmando aqueles que estão ansiosos para receber o imunizante ou com medo da picada.

Continua após a publicidade

  • Contudo, o Twitter não é a única estratégia do Butantan para divulgar a CoronaVac. Na última sexta-feira, 15, MC Fioti, dono do hit “Bum bum tam tam” de 2017, gravou um clipe com uma nova versão da música em frente à sede do instituto. O cantor também tirou fotos com a vacina e com Dimas Covas, presidente do Butantan. “Bum bum tam tam” foi resgatado pelas redes sociais após o anúncio da produção do imunizante pelo instituto.

     

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade