Clique e assine a partir de 9,90/mês
Maquiavel Por Coluna A política e seus bastidores. Informações sobre Planalto, Congresso, Justiça e escândalos de corrupção. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Bolsonaristas usam vídeo antigo de Drauzio para minimizar coronavírus

Médico gravou novo depoimento para dizer que situação mudou em relação a conteúdo que ele publicou no final de janeiro 

Por Da Redação - Atualizado em 22 mar 2020, 13h15 - Publicado em 22 mar 2020, 11h40

Apoiadores de Jair Bolsonaro estão usando um vídeo antigo do médico Drauzio Varella minimizando os efeitos do coronavírus para defender a postura do presidente, que no sábado 21 disse que a doença é umagripizinha, contrariando a avaliação das autoridades, entre elas a Organização Mundial da Saúde (OMS), que consideram grave a situação, classificada por ela como pandemia. 

No vídeo, produzido no final de janeiro, Drauzio, ao comparar o coronavírus com a gripe espanhola que atingiu o país no início do século passado, afirma que “esse vírus não tem esse potencial”. “De cada cem pessoas que pegam o vírus, oitenta, noventa pessoas têm um resfriadinho de nada”, afirma. 

Com a recirculação do vídeo pelos perfis bolsonaristas, o nome de Drauzio Varella foi parar nos trending topics (assuntos mais comentados) do Twitter neste início de domingo. “Não sabemos por qual motivo ou qual a intenção, mas isso é desserviço”, rebateu o portal Drauzio Varella no Twitter. “Este vídeo não está mais no ar em nossos canais há um tempo, pois nosso compromisso é com a saúde dos brasileiros e a informação correta no momento correto”, continua. 

Em razão disso, o médico gravou um novo vídeo, divulgado em seus canais na internet, onde faz uma nova avaliação sobre a pandemia, diz que o cenário é grave e alerta que a situação precisa ser acompanhada. “Mudou. Nós temos que acompanhar o que está acontecendo. Procure se informar porque a epidemia é dinâmica”, afirma (veja vídeo abaixo). 

Publicidade