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Ano novo, vida nova, corpo novo!

Para aqueles que pediram em suas promessas de início de ano uma vida nova, a dica é iniciar uma atividade/exercício físico aliado a uma alimentação saudável

O ano começou e com ele as promessas de uma vida nova. “Esse ano vou praticar exercícios físicos, vou emagrecer, vou mudar a minha vida, vou cuidar mais de mim!” Essas são algumas das promessas das pessoas para tentar alcançar mais qualidade de vida ao longo do ano.

Mas quando falamos em atividade física e exercício físico, de uma maneira geral, parecem ser a mesma coisa. Mas não são. Atividade física é todo tipo de movimento produzido pelos músculos que causam gasto calórico acima do que teríamos em repouso, como subir a escada da sua casa, lavar a louça, brincar com filhos, cuidar do jardim, etc.  Já o exercício físico é uma atividade que consiste em movimentos corporais programados, estruturados e sistematicamente repetitivos que têm como objetivo melhorar o condicionamento.

Explicada essa diferenciação, podemos verificar que a atividade física não é capaz de produzir uma mudança efetiva na melhora do condicionamento físico; porém, essa prática não deixa de ser válida, de ser um começo para quem procura mudar o estilo de vida. O que efetivamente irá causar uma diferença na melhora da forma física é a prática regular de exercícios físicos. 

Cuidados

O primeiro passo, que é de extrema importância para essa prática ter sucesso e ser segura, é tomarmos alguns cuidados. De acordo com a Diretriz em Cardiologia do Esporte e do Exercício da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, “a avaliação clínica pré-participação (APP) para atividades físico-esportivas deve ser entendida como uma avaliação médica sistemática, uniformizada, capaz de abranger a ampla população de esportistas e atletas antes de sua liberação para treinamento físico. Tem como proposta identificar, ou pelo menos aumentar, a suspeita de doenças cardiovasculares que sejam incompatíveis com a realização de atividades físicas visando o rendimento”.

O objetivo principal dessas avaliações sempre é a proteção da saúde de quem vai iniciar a atividade. Em suma, a procura por um profissional médico antes, além de ser essencial e necessária, visa identificar ou prevenir doenças cardiovasculares e evitar a morte súbita, oriunda da prática do exercício físico. Essa análise clínica inicial se dá na anamnese clínica, exames laboratoriais e exames complementares quando necessários.

A partir daí o médico fará a triagem desse paciente de acordo com a faixa etária, se o paciente é praticante de exercício físico competitivo ou não, seguindo sempre as recomendações da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, de acordo com as suas peculiaridades para cada caso.

Estando apto a isso, o médico liberará o paciente para a prática do exercício físico, recomendando sempre o auxílio de um profissional Educador Físico para a elaboração de treinos que melhor se encaixe na rotina diária de cada um. E mesmo com todos esses cuidados, em saúde não existe RISCO ZERO, “mesmo com todo o aparato especializado de emergência e conhecimento adquirido”, segundo a Diretriz em cardiologia do Esporte e do Exercício da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte.

Além da prática de exercícios físicos, a vontade e a busca pelo emagrecimento também são um dos objetos de desejo e pedidos de começo de ano.

Exercício e perda de peso

Mas, Doutor, preciso fazer exercícios físicos para perder peso? Não. Você não precisa fazer exercícios físicos para perder peso. Quando falamos em perder peso estamos falando em um déficit calórico, ou seja, precisamos gastar mais calorias do que ingerimos. Se fizermos uma dieta onde a ingesta é menor do que o gasto calórico, estamos perdendo peso.

Mas, cuidado!  Isso não quer dizer que estamos emagrecendo. Podemos perder peso e aumentar nossa porcentagem de gordura. Isso porque nesse caso, houve perda de massa muscular e menos perda de gordura. Quando pensamos em um emagrecimento saudável, o objetivo é sempre a perda de gordura.

Muitas vezes durante esse processo, podemos perder um pouco de massa magra. Mas para emagrecermos, o objetivo é sempre a perda de gordura. Por isso, a importância do exercício físico. Esse sim é fundamental para um emagrecimento saudável e não simplesmente uma perda de peso. Quando obtemos uma orientação alimentar adequada, aliada a uma adequação da atividade física, entramos em um processo de emagrecimento saudável, e dessa forma, conseguimos manter o peso a longo prazo.

Veja também

Gasto calórico

Para entendermos melhor como funciona: o gasto energético das 24 horas compreende: o gasto basal (60% a 75%), o efeito térmico dos alimentos (mais ou menos 10%), e do trabalho mecânico (15% a 30%), que varia com o nível de atividade física do indivíduo.

Com a prática do exercício físico, aumentamos o gasto calórico total e, ao mesmo tempo, conseguimos estimular para uma melhora do preparo cardiovascular e ganho de massa magra, conseguindo dessa forma, aumentar gasto basal a longo prazo.

Portanto muitos perguntam: Doutor, a atividade aeróbica é a que mais emagrece? A resposta é: depende. Se pensarmos em uma hora de atividade aeróbica, obtemos um gasto calórico maior. Mas, se pensarmos em um exercício resistido (musculação), no mesmo tempo de uma hora, teremos um gasto calórico menor, porém, a longo prazo, haverá um aumento do gasto calórico basal, resultando, a longo prazo, em um aumento do gasto calórico total.

Em suma, o exercício físico resistido (musculação) é indicado para a preservação e ganho de massa magra, a qual é responsável pelo aumento da taxa metabólica basal, o que aumenta, dessa forma, a nossa taxa metabólica nas 24 horas, o que gera uma facilidade na manutenção do peso.

E os magrinhos?

Serve de alerta para os pacientes magros, que acreditam que não precisam fazer exercício físico! Mas Doutor, somos magros!!! O que eles não sabem é que o exercício físico não serve somente para emagrecer, mas é benéfico na prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose, evita vários tipos de câncer, e melhora muito a qualidade de vida.

Para aqueles que pediram em suas promessas de início de ano uma vida nova, a dica é iniciar uma atividade/exercício físico aliado a uma alimentação saudável, pois como sempre digo: se continuar fazendo o que sempre faz, vai continuar sendo o que é! Somos o produto das nossas ações ou omissões!

 

Eduardo Rauen

Quem faz Letra de Médico

Adilson Costa, dermatologista
Adriana Vilarinho, dermatologista
Ana Claudia Arantes, geriatra
Antonio Carlos do Nascimento, endocrinologista
Antônio Frasson, mastologista
Artur Timerman, infectologista
Arthur Cukiert, neurologista
Ben-Hur Ferraz Neto, cirurgião
Bernardo Garicochea, oncologista
Claudia Cozer Kalil, endocrinologista
Claudio Lottenberg, oftalmologista
Daniel Magnoni, nutrólogo
David Uip, infectologista
Edson Borges, especialista em reprodução assistida

Eduardo Rauen, nutrólogo
Fernando Maluf, oncologista
Freddy Eliaschewitz, endocrinologista
Jardis Volpi, dermatologista
José Alexandre Crippa, psiquiatra
Ludhmila Hajjar, intensivista
Luiz Rohde, psiquiatra
Luiz Kowalski, oncologista
Marcus Vinicius Bolivar Malachias, cardiologista
Marianne Pinotti, ginecologista
Mauro Fisberg, pediatra
Miguel Srougi, urologista
Raul Cutait, cirurgião
Roberto Kalil, cardiologista
Ronaldo Laranjeira, psiquiatra
Salmo Raskin, geneticista
Sergio Podgaec, ginecologista

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