Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Felipe Moura Brasil Por Blog Análises irreverentes dos fatos essenciais de política e cultura no Brasil e no resto do mundo, com base na regra de Lima Barreto: "Troça e simplesmente troça, para que tudo caia pelo ridículo".

Depois de “O PT não tem marqueteiro”, só falta “Instituto Lula é de FHC”

Defesa petista insulta inteligência do povo e é demolida por e-mails obtidos pela PF

Por Felipe Moura Brasil Atualizado em 30 jul 2020, 23h28 - Publicado em 23 fev 2016, 11h57

Lula Dilma Santana

“Nunca antes na história dêsti paíf” a inteligência do povo brasileiro foi tão insultada.

Após a prisão de João Santana, o presidente do PT, Rui Falcão, declarou que “o PT não tem marqueteiro, contrata as pessoas para fazer os programas”.

Como se não bastassse o fato de Santana ter atuado em três campanhas presidenciais petistas (Lula, 2006; e Dilma Rousseff, 2010 e 2014), além de outras estaduais e municipais, como a de Fernando Haddad em São Paulo em 2012, a quebra de sigilo de e-mail do marqueteiro demonstrou, segundo a Polícia Federal, que ele “possui relação de muita proximidade” com a suposta presidente Dilma e “possui certa influência sobre as ações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.

a) O relatório policial diz que Santana é “indicado por ela, através de ministros e de assessores, para tratar de assuntos relevantes para o governo federal, dentre elas a CPMF e as Olimpíadas de 2016″, sendo que “Edinho Silva, Ministro de Estado, é quem trata com maior frequência dos assuntos de interesse da Presidente Dilma Rousseff”, no caso toda e qualquer ação de propaganda importante do governo.

Em uma das mensagens ao marqueteiro, escreve Edinho: “A Presidente pediu que eu ouvisse sua opinião sobre o que seria uma campanha para as Olimpíadas (essa ideia ou outra). Tomei a liberdade de mandar o que já temos, mas podemos começar do zero. Aguardo sua opinião. Abraço, Edinho.”

b) Outra mensagem “trocada com Roberto Mangabeira Unger [ex-ministro de Assuntos Estratégicos] demonstra que o investigado também tem acesso exclusivo ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva”, segundo o relatório da Operação Acarajé.

“Mangabeira, para encaminhar os textos [sobre empreendedorismo] ao ex-presidente, enviou-os para o e-mail de João Santana. A conclusão lógica é que o investigado também possui relação extremamente próxima com Luiz Inácio Lula da Silva até os dias atuais.”

c) Em resposta a uma solicitação de José Manuel De La Sota, ex-governador de Córdoba, na Argentina, para ter uma “reunião reservada” com Lula, Santana escreve que o “presidente Lula está sob uma carga muito forte da ação adversária” e que avisará a Sota tão logo entenda que o momento venha a ser oportuno.

Continua após a publicidade

A investigação demonstra, portanto, “os vínculos pessoais dos investigados com membros do alto escalão do Governo Federal e do Partido dos Trabalhadores” e, na prática, por que Santana é chamado nos bastidores da República de “ministro da Propaganda”, o que está muito além de “fazer os programas”.

Lula
Agora, a PF deve investigar também Lula “por possível envolvimento em práticas criminosas“.

Investigadores apuram um repasse de R$ 12 milhões da Odebrecht ao Instituto Lula, possivelmente para bancar da sede na Zona Sul de São Paulo ou obras em outras propriedades do ex-presidente e pedem a prisão de executivos da empreiteira, como Fernando Miglaccio, para explicar melhor os significados das anotações encontradas.

alx_rasgado-inquerito-lava-jato-acaraje_original

A polícia ainda cita a mensagem em que o ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, menciona também a palavra “Prédio”: “Liberar p/ Feira pois meu pessoal não ficou sabendo. Deixar prédios com Vaca”, em referência a João (“Feira” de) Santana e ao ex-tesoureiro do PT João Vaccari (“Vaca”) Neto, ambos suspeitos de envolvimento no escândalo da Petrobras.

Feira conta campanha

Depois de “O PT não tem marqueteiro”, portanto, só falta os petistas alegarem que “Lula não tem instituto”, ou, como é mais próprio deles:

“O Instituto Lula é de FHC.”

Felipe Moura Brasil ⎯ http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil

Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.

Continua após a publicidade

Publicidade