Clique e assine a partir de 8,90/mês
Publicidade
Educação em evidência Por João Batista Oliveira O que as evidências mostram sobre o que funciona de fato na área de Educação? O autor conta com a participação dos leitores para enriquecer esse debate.
O programa Alfa e Beto na TV surge no contexto da pandemia. Ficará no ar, em canal aberto, entre o dia 26 outubro de 2020 e fevereiro de 2021.
Dados o elevado custo de manter duas redes de ensino na mesma cidade e a ineficiência que isso gera, parece sensato avançar na direção da municipalização.
Se continuarmos no ritmo atual de avanços na educação, levaremos pelo menos 40 anos para chegar onde os países da OCDE se encontram hoje
Estados com melhor desempenho em 2019 são os mesmos que já tinham melhor desempenho em 2005, à exceção do Ceará.
A desigualdade na educação brasileira existe e é forte. Mas ela não explica a mediocridade que caracteriza o sistema público de ensino.
Capital de Roraima mantém o 5º lugar dentre as capitais na Prova Brasil, mesmo enfrentando um crescimento vertiginoso do número de matrículas.
No 3º post da série sobre a Prova Brasil, chamo atenção para três dos melhores municípios do Brasil em educação: Coruripe (AL), Sobral (CE) e Teresina (PI)
Seria plausível esperar que a continuidade administrativa pudesse trazer bons resultados na Prova Brasil. Mas os dados não confirmam essa hipótese.
Nesta série de posts que começa hoje, compartilho com os leitores reflexões sobre os resultados da Prova Brasil, divulgados recentemente pelo MEC.
Numa série de posts que começa hoje, vamos levantar questões oportunas e interessantes para fomentar um debate qualificado sobre a educação brasileira
Desempenho médio de um aluno de 9º ano das redes públicas é próximo do desempenho médio de um aluno de escola privada no 5º ano
Há conhecimentos robustos sobre como promover avanços educacionais. Mas insistimos em fazer perguntas erradas e optar por caminhos que não levam a nada.
A pandemia abriu as portas para repensar a escola. Há espaço para conciliar as virtudes intrínsecas do modelo escolar com as virtudes das novas tecnologias
A epidemia do coronavírus fez a sociedade sentir falta e até mesmo saudade da escola. Isso vale para os pais e também para as crianças e jovens. Quem diria!
Muitas das chamadas habilidades socioemocionais se desenvolvem em função da própria estrutura, regras e modos de funcionamento da escola.
Conhecer melhor o valor do ensino presencial pode ajudar a aprimorar a sua qualidade e a incorporar o ensino híbrido e outras formas de ensino à distância. 
Com a interrupção das aulas presenciais, quais são os prejuízos à aprendizagem? Como fica a equidade? O que fazer pra recuperar?
Estudos reconhecem que mais dinheiro pode importar na educação, mas tudo depende de como ele é gasto
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação deve ser votado nos próximos dias ou horas. Prevalecerá o consenso equivocado sobre o tema?
O que as evidências nos ensinam sobre os impactos decorrentes da suspensão prolongada das aulas em razão da pandemia de covid-19.
Publicidade