Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Portal do Planalto reproduz dado falso sobre maioridade

porta brasil 2

 

O Portal Brasil, página oficial do governo Dilma, estampa hoje uma estatística falsa sobre a maioridade penal. A manchete do site afirma que “menores cometem 0,9% dos crimes no Brasil” e que “o percentual é ainda mais baixo quando considerados homicídios e tentativas de homicídio: 0,5%”.

Como eu já denunciei aqui, essa informação é um tremendo mito. A estatística do 0,9% ou 1% de crimes cometidos por adolescentes simplesmente não existe. O Ministério da Justiça, que a reportagem do Portal Brasil cita como fonte, nega ser a fonte da estatística – sequer coleta dados primários sobre a faixa etária de assassinos ou suspeitos.

A dificuldade existe porque mais de 90% dos crimes não são esclarecidos no Brasil. Não sabemos a identidade e muito menos a idade dos assassinos do país. Resta fazer uma estimativa com base em estatísticas internacionais. Nos Estados Unidos, menores praticaram 7% dos homicídios de 2012. No Canadá, 11%. Na Inglaterra, 18% dos crimes violentos (homicídio, tentativa de homicídio, assalto e estupro) vieram de pessoas entre 10 e 17 anos.

Não é novidade que ativistas contra ou a favor a redução da maioridade inventem argumentos e estatísticas. Bem pior é ver o site oficial do governo federal forçar a barra e mentir sem o menor pudor.

@lnarloch

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Caco

    Ninguém acredita no que é publicado no portal. Nem o governo. E faz tempo…

    Curtir

  2. Comentado por:

    Arnaldo

    Concordo com o melhor comentário feito aqui, do Guilherme Qeiroz (4/6/2015 às 8:43):
    “Sou contra a redução da maioridade penal! Sou a favor da extinção da minoridade penal. Assim funciona nos EUA. Quem tem a capacidade de matar, estuprar, sequestrar, torturar ou roubar, deve ter a responsabilidade de responder por seus crimes, independentemente da idade que tenha!”
    Obs: não só nos EUA.

    Curtir

  3. Comentado por:

    SideShow Bob

    O que! O PT mentiu? Não acredito. Só acredito no chico jabuti e na jandira feghalli.

    Curtir

  4. Comentado por:

    Cesar

    A proxima estatística deveria ser uma que comparece os últimos governos e o uso de dados falsos por eles, garanto que o governo PTista ganharia o prêmio Marcola/PCC com 95% de toda a mentira e o cinismo produzido nos ultimos 30 anos.

    Curtir

  5. Comentado por:

    ROQUE

    Putz! 90% dos crimes no Brasil não são solucionados, e não há como apontar quem os cometeu? De onde você retirou estes dados? rs Esta matéria é piada? Sério que alguém paga para alguém escrever isto? Tem alguém que acredita?

    Curtir

  6. Comentado por:

    rosan

    Quando um idiota qualquer contrário à maioridade penal, e figura do alto escalão, tanto do Executivo, quanto do Legislativo ou Judiciário, for vítima de um menor, sendo morto ou ferido, com arma branca, arma de fogo e, até mesmo estilingue, aí sim, quero ver qual será a reação desses defensores dos coitadinhos “di menó”!!!

    Curtir