Carlos Manhanelli, especialista em marketing político
Aos 54 anos, Carlos Manhanelli participou de 238 campanhas políticas. Presidente da Associação Brasileira dos Consultores Políticos, é autor de 11 livros sobre marketing e estratégias eleitorais. Na primeira parte desta entrevista dividida em três blocos, Manhanelli ensina que o debate eleitoral “não é arena, é passarela” ─ é preferível que os candidatos desfilem para […]
Aos 54 anos, Carlos Manhanelli participou de 238 campanhas políticas. Presidente da Associação Brasileira dos Consultores Políticos, é autor de 11 livros sobre marketing e estratégias eleitorais. Na primeira parte desta entrevista dividida em três blocos, Manhanelli ensina que o debate eleitoral “não é arena, é passarela” ─ é preferível que os candidatos desfilem para os telespectadores, “em vez de se digladiarem na TV”. Na segunda, discorre sobre a história do marketing político e relembra campanhas célebres, como a de Jânio Quadros, que, em 1960, inaugurou o uso da televisão na campanha política. Na terceira, analisa o trabalho dos marquetólogos ─ Manhanelli rejeita o nome marqueteiro ─ de José Serra e Dilma Rousseff. Colecionador de áudios e vídeos de campanhas eleitorais há 36 anos, o consultor político mostra qual é a estratégia adotada pelos dois candidatos no duelo do segundo turno.
Parte 1
https://videos.abril.com.br/veja/id/87b9ddb092f1776f4c4e79aad8cd7fdc?
Parte 2
https://videos.abril.com.br/veja/id/20ab15758091393220ef0ed59ad75535?
Parte 3
https://videos.abril.com.br/veja/id/0880773d4e66527a4981caf0cc3ccd98?