Blogs e Colunistas

08/06/2012

às 16:20 \ Tema Livre

Gostoso de ver e conferir: o que dizem alguns logotipos — famosos ou não

Um logotipo adequado e, de preferência, chamativo e esteticamente agradável, é um meio eficiente de divulgar produtos, ideias, valores, imagem, ideologia e tantos outros aspectos da atividade humana.

Parece já estar mais que provado que, quanto mais simples e clean for, mais diretamente o logo conseguirá passar a mensagem pretendida.

Vejam abaixo alguns exemplos de logos que souberam fazer isso.

clássico logo do Carrefour, que depois de muitas teorias sobre saci azul, alienígena de gorro e gorda de biquíni, vemos que é um simples C vazado

Clássico, o logo do Carrefour deu margem a teorias malucas quanto a seu significado, como de que seria um saci azul (mesmo sendo a empresa da França...), um alienígena de gorro ou uma moça gorda de biquíni. Nada disso: é um simples "C" vazado

-

 

No logo da escola de yoga, O espaço entre a perna e o braço tem o formato do mapa da Austrália

Para nós, brasileiros, passa batido -- mas no logo da escola de yoga da Austrália, o espaço entre a perna e o braço unidos tem o formato do mapa do país

-

Parece só o nome da empresa escrito de forma estilosa, mas o VA na verdade significa o sinal analógico e o IO significa a linguagem binária dos computadores

O nome da Vaio bate totalmente com a natureza da empresa: o VA é o sinal analógico e o IO representa a linguagem binária dos computadores

-

Marca genérica de Doritos, reparem nos dois Ts alegres e o molho entre eles

Nesta marca do grupo Pepsi, os dois Ts alegres seguram um salgadinho, prestes a mergulhá-lo no molho vermelho que é o pingo do "i"

-

Aqui, no logo desse famoso chocolate, repare no urso que o alpe suíço forma.

Há pessoas que consumem o famoso chocolate há anos e jamais repararam que, na montanha nevada da Suíça, sede da empresa, há a forma de um urso

-

O balançar na tacada de golf forma a cabeleira dos elmos dos guerreiros e seu corpo forma o rosto do mesmo.

O guerreiro espartano que dá nome a este clube de golfe é formado, justamente, pelo movimento de um jogador: a trajetória do taco forma a curvatura do elmo e o próprio jogador se transforma no rosto do personagem

-

Joalheira novaiorquina chamada Snooty Peacock, reparem no pavão formado pelo rosto da mulher

No logo da joalheira novaiorquina Snooty Peacock (algo como "pavão altivo", em tradução livre"), o rosto da mulher -- principal público-alvo da casa -- é também o próprio pavão

-

Empresa de avião que tem em seu logo uma seta apontando para? o noroeste.

A companhia aérea norte-americana colocou em seu logo, de forma direta, uma seta que aponta para ... o noroeste, região em que fica Minnesota, sua sede

-

logo-nbc

O logo da rede de TV norte-americana traz, nas penas coloridas, os seis departamentos em que se divide. A cabeça do pavão representa o telespectador

-

O logo deste site para compra de fonts, reparem que o My formam uma mão

Esta é uma empresa que vende dowloads de milhares de diferentes "fontes" (formatos de letras). Pretendendo, justamente, individualizar seu produto conforme o gosto e a necessidade do cliente, a palavra "my" (meu) forma a mão de uma pessoa

-

O logo da ONG em prol da África tem à primeira vista só o mapa do continente, mas depois percebe-se uma criança e uma mulher se olhando.

O que você vê, logo de cara, parece óbvio: o logo da ONG em prol da África traz um mapa... da África. Olhando melhor, porém, há uma criança (à esquerda) e uma mulher, certamente sua mãe, se olhando

-

Reparem na seta entre o E e o X. Velocidade.

A empresa promete entregar, rapidamente, qualquer encomenda em qualquer lugar do mundo -- e, no logo, a seta entre o "E" e o "X" sugere aquilo que ela mais quer vender: velocidade

-

Families é uma revista familiar do grupo Reader?s Digest, as letras ILI formam membros da família,

"Families", como o título já diz, é uma revista do grupo Reader's Digest dirigida a famílias -- cuja ideia de membros agrupados é fornecida pelas letras "ili"

-

Clássico sempre dá as caras aos domingos, o espaço entre o F e as linhas de velocidade que formam o 1 forma outro 1.

Este não há quem não conheça: o espaço entre o "F" e as linhas vermelhas que sugerem velocidade forma o número 1

-

Elettro Domestici é uma empresa de eletrodomésticos e eletrônicos britânica, além de formar suas inicias, o logo também forma uma tomada

A Elettro Domestici, apesar do nome italiano, é uma empresa eletro-eletrônica britânica. O logo aproveitou suas iniciais para, de maneira simplíssima mas com excelente resultado, formar uma tomada

-

Empresa de consultoria chamada E2. Simples.

A empresa norte-americana de engenharia e consultoria E2 juntou o "e" e o "2" num só símbolo, e já disse tudo

-

Empresa de pneus, reparem no CO que formam seu produto.

A fábrica alemã de pneus representou seu produto nas duas primeiras letras de seu nome.

-

O logo do zoológico do Bronx tem as pernas das girafas formando seus prédios, natureza no meio da cidade.

O logo do zoológico do bairro do Bronx, em Nova York, aproveitou as pernas das girafas para criar o contorno da cidade e, também com os pássaros, passar a ideia de natureza em meio ao concreto urbano

-

Sorveteria americana que em seu logo faz referencia aos seus 31 sabores disponíveis.

No logo dessa sorveteria americana já está o que a empresa considera um de seus pontos fortes: os 31 sabores disponíveis

-

A seta amarela não é só um sorriso, sugere que na Amazon você acha tudo de A a Z

O famoso site de compras não colocou a seta amarela só para enfeitar ou sugerir um sorriso: ela também sugre que, ali, o consumidor pode achar tudo, de "a" a "z"

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

8 Comentários

  1. adalberto

    -

    17/02/2014 às 18:43

    realmente nos passamos em muitas coisas pois o nosso cérebro,o logo do zoo do bronx,hope for africa dentre outros nos mostra que devemos estar mais perceptivos e mais atentados a esses detalhes que vai de um logo até momentos simples da vida que por causa da pressa deixamos de apreciar.

  2. oberdan da silveira barbosa

    -

    25/09/2012 às 19:56

    Olá Ricardo. A tempos não escrevo à você e gostaria de convida-lo a visitar meu blog novamente: http://www.oberdanbarbosa.wordpress.com A Min. Eliana Calmon determinou a reautuação dos magistrados em Campinas e o MPT tornou as investigações (relativas a minhas denúncias) em INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO. Confira só.
    Um abraço Oberdan

    Obrigado por sua visita e por seu convite, caro Oberdan.

    Deixo no ar seu link para que os leitores também possam conhecer seu blog.

    Um abração e… volte sempre!!!

  3. Luis

    -

    11/06/2012 às 16:24

    Nunca havia visto o “C” do Carrefour. Apenas 2 flechas estranhas… Cada peça que a mente prega na gente….

  4. Tuco

    -

    09/06/2012 às 16:13

    .

    Elettro Domestici: um
    plug, não uma tomada.


    .

  5. josias pimentel

    -

    08/06/2012 às 18:18

    Os profissionais da propaganda estão se superando naquilo que é belo e prático. Linda mensagem naquilo que eles propõem.

  6. Remindo Sauim

    -

    08/06/2012 às 17:35

    Seu comentário não tem nada a ver com o post e não será publicado.

  7. Teresinha

    -

    08/06/2012 às 17:29

    Muito bom! Deve ser gratificante o trabalho dos criadores de marcas. Sem dúvida para desenvolver uma ideia tem que ter olhar de artista.

  8. Vera Scheidemann

    -

    08/06/2012 às 16:55

    Muitíssimo interessante ! Alguns são
    geniais.
    Vera

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados