Coluna do Ricardo Setti

Ricardo Setti

Boas histórias, bastidores e opinião independente.

Gostoso de ver e conferir: o que dizem alguns logotipos — famosos ou não

Por: ricardosetti

Ver comentários (8)

Um logotipo adequado e, de preferência, chamativo e esteticamente agradável, é um meio eficiente de divulgar produtos, ideias, valores, imagem, ideologia e tantos outros aspectos da atividade humana.

Parece já estar mais que provado que, quanto mais simples e clean for, mais diretamente o logo conseguirá passar a mensagem pretendida.

Vejam abaixo alguns exemplos de logos que souberam fazer isso.

clássico logo do Carrefour, que depois de muitas teorias sobre saci azul, alienígena de gorro e gorda de biquíni, vemos que é um simples C vazado

Clássico, o logo do Carrefour deu margem a teorias malucas quanto a seu significado, como de que seria um saci azul (mesmo sendo a empresa da França...), um alienígena de gorro ou uma moça gorda de biquíni. Nada disso: é um simples "C" vazado

 

No logo da escola de yoga, O espaço entre a perna e o braço tem o formato do mapa da Austrália

Para nós, brasileiros, passa batido -- mas no logo da escola de yoga da Austrália, o espaço entre a perna e o braço unidos tem o formato do mapa do país

Parece só o nome da empresa escrito de forma estilosa, mas o VA na verdade significa o sinal analógico e o IO significa a linguagem binária dos computadores

O nome da Vaio bate totalmente com a natureza da empresa: o VA é o sinal analógico e o IO representa a linguagem binária dos computadores

Marca genérica de Doritos, reparem nos dois Ts alegres e o molho entre eles

Nesta marca do grupo Pepsi, os dois Ts alegres seguram um salgadinho, prestes a mergulhá-lo no molho vermelho que é o pingo do "i"

Aqui, no logo desse famoso chocolate, repare no urso que o alpe suíço forma.

Há pessoas que consumem o famoso chocolate há anos e jamais repararam que, na montanha nevada da Suíça, sede da empresa, há a forma de um urso

O balançar na tacada de golf forma a cabeleira dos elmos dos guerreiros e seu corpo forma o rosto do mesmo.

O guerreiro espartano que dá nome a este clube de golfe é formado, justamente, pelo movimento de um jogador: a trajetória do taco forma a curvatura do elmo e o próprio jogador se transforma no rosto do personagem

Joalheira novaiorquina chamada Snooty Peacock, reparem no pavão formado pelo rosto da mulher

No logo da joalheira novaiorquina Snooty Peacock (algo como "pavão altivo", em tradução livre"), o rosto da mulher -- principal público-alvo da casa -- é também o próprio pavão

Empresa de avião que tem em seu logo uma seta apontando para? o noroeste.

A companhia aérea norte-americana colocou em seu logo, de forma direta, uma seta que aponta para ... o noroeste, região em que fica Minnesota, sua sede

logo-nbc

O logo da rede de TV norte-americana traz, nas penas coloridas, os seis departamentos em que se divide. A cabeça do pavão representa o telespectador

O logo deste site para compra de fonts, reparem que o My formam uma mão

Esta é uma empresa que vende dowloads de milhares de diferentes "fontes" (formatos de letras). Pretendendo, justamente, individualizar seu produto conforme o gosto e a necessidade do cliente, a palavra "my" (meu) forma a mão de uma pessoa

O logo da ONG em prol da África tem à primeira vista só o mapa do continente, mas depois percebe-se uma criança e uma mulher se olhando.

O que você vê, logo de cara, parece óbvio: o logo da ONG em prol da África traz um mapa... da África. Olhando melhor, porém, há uma criança (à esquerda) e uma mulher, certamente sua mãe, se olhando

Reparem na seta entre o E e o X. Velocidade.

A empresa promete entregar, rapidamente, qualquer encomenda em qualquer lugar do mundo -- e, no logo, a seta entre o "E" e o "X" sugere aquilo que ela mais quer vender: velocidade

Families é uma revista familiar do grupo Reader?s Digest, as letras ILI formam membros da família,

"Families", como o título já diz, é uma revista do grupo Reader's Digest dirigida a famílias -- cuja ideia de membros agrupados é fornecida pelas letras "ili"

Clássico sempre dá as caras aos domingos, o espaço entre o F e as linhas de velocidade que formam o 1 forma outro 1.

Este não há quem não conheça: o espaço entre o "F" e as linhas vermelhas que sugerem velocidade forma o número 1

Elettro Domestici é uma empresa de eletrodomésticos e eletrônicos britânica, além de formar suas inicias, o logo também forma uma tomada

A Elettro Domestici, apesar do nome italiano, é uma empresa eletro-eletrônica britânica. O logo aproveitou suas iniciais para, de maneira simplíssima mas com excelente resultado, formar uma tomada

Empresa de consultoria chamada E2. Simples.

A empresa norte-americana de engenharia e consultoria E2 juntou o "e" e o "2" num só símbolo, e já disse tudo

Empresa de pneus, reparem no CO que formam seu produto.

A fábrica alemã de pneus representou seu produto nas duas primeiras letras de seu nome.

O logo do zoológico do Bronx tem as pernas das girafas formando seus prédios, natureza no meio da cidade.

O logo do zoológico do bairro do Bronx, em Nova York, aproveitou as pernas das girafas para criar o contorno da cidade e, também com os pássaros, passar a ideia de natureza em meio ao concreto urbano

Sorveteria americana que em seu logo faz referencia aos seus 31 sabores disponíveis.

No logo dessa sorveteria americana já está o que a empresa considera um de seus pontos fortes: os 31 sabores disponíveis

A seta amarela não é só um sorriso, sugere que na Amazon você acha tudo de A a Z

O famoso site de compras não colocou a seta amarela só para enfeitar ou sugerir um sorriso: ela também sugre que, ali, o consumidor pode achar tudo, de "a" a "z"

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. adalberto

    realmente nos passamos em muitas coisas pois o nosso cérebro,o logo do zoo do bronx,hope for africa dentre outros nos mostra que devemos estar mais perceptivos e mais atentados a esses detalhes que vai de um logo até momentos simples da vida que por causa da pressa deixamos de apreciar.

  2. oberdan da silveira barbosa

    Olá Ricardo. A tempos não escrevo à você e gostaria de convida-lo a visitar meu blog novamente: http://www.oberdanbarbosa.wordpress.com A Min. Eliana Calmon determinou a reautuação dos magistrados em Campinas e o MPT tornou as investigações (relativas a minhas denúncias) em INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO. Confira só.
    Um abraço Oberdan

    Obrigado por sua visita e por seu convite, caro Oberdan.

    Deixo no ar seu link para que os leitores também possam conhecer seu blog.

    Um abração e… volte sempre!!!

  3. Luis

    Nunca havia visto o “C” do Carrefour. Apenas 2 flechas estranhas… Cada peça que a mente prega na gente….

  4. Tuco

    .

    Elettro Domestici: um
    plug, não uma tomada.


    .

  5. josias pimentel

    Os profissionais da propaganda estão se superando naquilo que é belo e prático. Linda mensagem naquilo que eles propõem.

  6. Remindo Sauim

    Seu comentário não tem nada a ver com o post e não será publicado.

  7. Teresinha

    Muito bom! Deve ser gratificante o trabalho dos criadores de marcas. Sem dúvida para desenvolver uma ideia tem que ter olhar de artista.

  8. Vera Scheidemann

    Muitíssimo interessante ! Alguns são
    geniais.
    Vera