quinta-feira, 27 de outubro de 2011
16:33 \ Congresso
Boteco do Maia
Veja como anda festiva a vida de Marco Maia na residência oficial da presidência da Câmara. Na semana passada, Maia ofereceu um jantar — com direito a karaokê para os deputados — a produtores nacionais de vinho focados no lobby da Copa.
Nesta semana, a festa foi com produtores de cervejas artesanais interessados em criar uma rota turística nacional de cervejarias. O produtores de cachaça já estão se mobilizando…
Tags: Marco Maia



Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
52 Comentários
Elton
-01/12/2011 às 18:05
Concordo com o crítica do jornalista. Independente do bem para as PMEs que o resultado da tal festinha pode trazer, lobby é crime, e é isso que parece ser.
Se as cervejarias querem discutir o assunto deveriam procurar o congresso ou o deputado em seu escritório, não fazer lobby em festinhas.
Os fins não justificam os meios.
marcos mura
-05/11/2011 às 13:09
sr jardim.tomou ?
entao toma varias e vaias nos comments abaixo.
Thiago Santos
-04/11/2011 às 8:59
Lamentável esta nota, mais lamentável é o jornalista não apurar os fatos e se basear em uma piadinha sem graça que mais parece ter saído do Casseta e Planeta. Informação é chave no negócio e isto parece ter faltado nesta nota. Viva as festinhas recheadas de cervejas que buscam a viabilidade das micros que enchem as prateleiras com produtos de excelente qualidade ajudando a criar renda e empregos para o Brasil e abaixo a jornalistas que não se dão ao esmero de buscar as informações. As inscrições para o Casseta e Planeta estão abertas corra que ainda dá tempo…
Leo Sewald
-03/11/2011 às 19:13
Lauro, vou apenas acrescentar aos comentários do que os demais amigos e colegas de profissão (cervejeiros) já fizeram. O seu grande equívoco foi desconsiderar o fato de que o pleito não era o mencionado, mas sim a adequação das microcervejarias brasileiras no SIMPLES. Uma briga honesta e justa por parte dos microempresários do setor.
Falando em números, pra voce ter uma idéia, os impostos para cerveja artesanal no país giram em torno de 65% do valor do produto, entre os federais PIS/COFINS/CSL/IPI e os estaduais ICMS e o ICMS-ST (substituição tributária).
Com 65% de impostos, o governo é o nosso principal sócio. Como exemplo, isso dá cerca de R$ 4 em impostos de um produto vendido a R$ 6 o litro. Se o custo de produção do produto for mais do que R$ 2 (o que não é muito difícil, no caso dos pequenos produtores), você já fica no prejuízo e o seu negócio, matematicamente falando, deixa de ser viável. Consegue pensar em algum pequeno empreendedor insano o suficiente para se arriscar em tal tipo de empreendimento?!
Eu consigo, e não apenas um. Falo de mais de uma centena de empreendedores, muitos deles que estão longe de qualquer perspectiva de lucro, fazem o que fazem por serem visionários e apaixonados pelos seus trabalhos. Estamos falando aqui não de uma distópica “festa no plenário”, mas sim de uma questão de sobrevivência do setor.
Você, como jornalista, é certamente uma pessoa que deve possuir um senso de justiça bastante apurado. Te peço então que avalie cuidadosamente os comentários aqui citados e reveja o seu comentário postando uma nota no seu site. Isso obviamente não é uma ordem, é um pedido de ajuda. Se você luta por um Brasil mais justo e honesto, um jornalista de renome como você deveria estar do nosso lado nessa briga.
abraços
Leo Sewald
Marcio Beck
-31/10/2011 às 17:22
Além de lamentar a nota – como muitos já fizeram – pelo explícito desconhecimento do tema, convido os comentadores a assinar uma petição pública em apoio à redução da carga tributária para as cervejarias artesanais brasileiras.
Como as regras dos comentários proíbem links externos, peço que localizem por meio de busca no google pelas palavras-chave: petição pública cervejarias artesanais.
saudações cordiais
Marcio Beck
-31/10/2011 às 15:39
Além de lamentar a nota – como muitos já fizeram – pelo explícito desconhecimento do tema, convido os comentadores a assinar uma petição pública em apoio à redução da carga tributária para as cervejarias artesanais brasileiras.
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N15901
Ingrid
-31/10/2011 às 14:33
Meu comentário foi censurado! Que absurdo. Quer dizer que VEJA só publica coisas bonitinhas? Aqui não é um espaço para o leitor expor sua opinião?
Graziella Reinold
-31/10/2011 às 11:27
Caro Sr. Lauro, seu comentário é equivocado, creio que você não tenha participado do evento e também não procurou se informar antes de redigir o comentário. Os empresários do setor cervejeiro (microcervejeiros) não foram até Brasília para participar de uma festa e sim pedir apoio na luta por uma carga tributária mais justa. O movimento dos microcervejeiros é para que estes empreendimentos sejam inseridos no SIMPLES. Nós pregamos o consumo consciente e moderado e queremos que o consumidor possa continuar tendo a oportunidade de degustar produtos brasileiros diferenciados.
Atenciosamente,
@portalcervesia
http://www.cervesia.com.br
http://www.facebook.com/portalcervesia
Rogério Sventkauskas
-30/10/2011 às 15:13
Lauro
A campanha é sim para o consumo moderado de cerveja e geração de empregos!
Quando consumimos um copo de cerveja artesanal sentimos muito mais o teor de malte e lúpulo do que um copo de uma cerveja produzida em larga escala além de ter aromas frutados e condimentados que fazem sempre o diferencial. Um copo de cerveja artesanal servido em temperatura ideal de consumo satisfaz e vale por muitos copos de cerveja produzida em larga escala.
Lógico, não se deve menosprezar as cervejas produzidas em larga escala para o consumidor que busca somente a refrescância mas deve-se respeitar e muito o consumidor que busca produtos diferenciais e com qualidade superior.
O que Brasil merece sim é qualidade e consumo moderado de bebidas alcoolicas!! Muitas famílias ficaram felizes se houver uma campanha que induz o consumo consciente!!
Sou sommelier de cervejas e luto por isso!!
Jose
-30/10/2011 às 4:28
Ai que burro..da zero pra ele
Chaves
Leonardo Russo
-29/10/2011 às 15:24
Que comentário infeliz do senhor Jardim. Mal sabe do que fala, tanto sobre cerveja quanto do vinho e nem imagino do que falará da cachaça.
É o equivalente ao Aguinaldo Timóteo na política, sinceramente.
Augusto Luz
-29/10/2011 às 14:32
Volto aqui e sinto pesar ao ver que o jornalismo no Brasil se transforma cada vez mais para pior.
Surpresa ao constatar que meu comentario tambem nao obteve “autorizacao” de publicacao!
Celso Guimarães
-29/10/2011 às 1:12
Por que meu comentário não foi publicado? Só disse que as microcervejarias nacionais querem que a legislação brasileira deixe de ser um entrave ao crescimento do setor. Uma lei assinada por Jimmy Carter em 1978 revolucionou o mercado cervejeiro dos EUA, trazendo crescimento sustentado, emprego e renda. E é só isso que o Brasil precisa para que finalmente seja o tal “país do futuro”, alcunha muito propalada há pelo menos trinta anos. Mas nosso absurdo sistema tributário impede que este futuro chegue. A luta dos microcervejeiros é (ou deveria ser) a luta de todos os brasileiros que desejam ver o crescimento de seu País.
Gelso Luiz De Carli
-28/10/2011 às 20:48
A verdade é que as grandes cervejarias gozam de benefícios fiscais principalmente de estados (redução do ICMS para a instalação de novas fábricas) enquanto que as microcervejaria não possuem nenhum benefício fiscal e tem que competir com as grandes em uma disputa injusta e as vezes desleal. Nada mais justo do que a inclusão no SIMPLES.
Francy Granjeiro
-28/10/2011 às 20:45
NAO SE ASSUTEM, POR FAVOR
Agora a oposicao se jogam da ponte estaiada da marginal pinheiros!!!
Lula pra Secretario Geral da ONU
http://www.gopetition.com/petition/36394.html?fb_ref=title_inline&fb_source=home_oneline
helio zaramella
-28/10/2011 às 19:58
Meu comentario foi censurado uma vez, então vou tentar ser mais conveniente : O Sr Lauro Jardim deve ser acostumado a beber cerveja a zero grau centigrado, dessas industrializadas cheias de produtos quimicos que nem se consegue sentir o gosto por estar com a garganta anestesiada, é uma pessoa que não deve se dar ao trabalho de degustar seja bebida ou alimento, senta no boteco e manda V , no volume, no copo congelado, na propaganda com mulher bonita, então , não se pode esperar nada de uma pessoa que tenta ridicularizar a turma da cerveja verdadeira, um dia ele vai entender, saude !!!!
Altair Cardoso
-28/10/2011 às 17:15
É uma pena ver uma revista tão conceituada, da qual minha esposa é assinante, saber que os comentários são editados ou muitas vezes nem publicados, somente para que o elemento que escreveu a matéria não se sinta menosprezado. Tenho certeza que não foram somente 33 comentários escritos até o momento. Encerro daqui por diante a assinatura deste veículo por falta de confiância total naquilo em que escrevem.
Alexandre
-28/10/2011 às 15:55
É Lauro! Acho que você se deu mal hein cara! Mexeu em casa de marimbondo!Escreveu sem fundamentos e se queimou feio!
Adriano Oliveira
-28/10/2011 às 15:41
Você ainda irá beber e se surpreender com uma cerveja produzida em uma nano cervejaria e se surpreenderá ainda mais ao vê-la ser tratada pelo Estado brasileiro da mesma forma como as mega cervejarias, que vendem hectolitros aos milhares.
Leia sobre “The Craft Beer Renaissance” nos USA. Isso é um fenômeno no mundo inteiro, só não deslanchou de vez no Brasil porque as patas do governo sobre as micro cervejarias são sufocantes!
David
-28/10/2011 às 14:44
Lauro, é PÉSSIMA a análise que você faz sobre a reunião do Marco Maia com produtores artesanais de cerveja. Mesmo em tom de brincadeira, você está fazendo pouquissimo caso de um assunto sério (e demonstrando sua total falta de informação) que envolve a possibilidade crescimento de uma indústria mal tratada pelos impostos excessivos, uma indústria BRASILEIRA, entre outras coisas, geradora de empregos, que ajuda no desenvolvimento de pequenas regiões, que ajuda no turismo e que já ganhou prêmios importantes internacionalmente.
Não seja malicioso, o fato do governo se reunir com representantes de um setor da indústria, para oferecer melhoras aos produtores e também consumidores, é algo bom, seja essa indústria de cerveja ou do que for.
André Calvalhan da Costa
-28/10/2011 às 14:05
As mídias das grandes empresas cervejeiras, fazem o marketing voltado ao consumo excessivo. Enquanto as Micro Cervejarias, sempre salientam e tem um mesmo pensamento: BEBA MENOS, BEBA MELHOR! Ou seja, focam no consumo moderado. Isso sem levar em conta o número de empregos que os micros cervejeiros e produtores de cachaça e vinho vão gerar. É melhor se aprofundar um pouco mais antes de simplesmente atacar!
Cesar
-28/10/2011 às 13:07
Tétrico.
Fabiano Mandelli
-28/10/2011 às 13:02
Lauro, acredito que você foi muito infeliz nos comentários e muito superficial no assunto. Se quer mesmo dar sua opinião, que se aprofunde no assunto e explique o motivo de haver este jantar que o senhor está chamando de boteco.
Não houve “festa” pois não existe nenhum motivo de comemoração, e sim, de protesto para mudar a carga tributária do setor.
José Marcio
-28/10/2011 às 12:54
jornalismo que escolhe quais críticas irão ser publicadas não é jornalismo!!!!
fica aqui minha reclamação pelo meu comentário que não passou pelo crivo de alguém aqui neste blog!!!! sei de pelo menos mais 2 que também não passaram !!!!!!
Alberto De Oliveira Nascimento
-28/10/2011 às 12:39
Não sou dono de micro cervejaria e nem membro de algum partido politico, mas acredito que o Brasil tem muitos motivos para se orgulhar da sua produção cervejeira, e não podemos confundir atitude política de cidadãos engajados com politicagem de lobistas. O que não pode continuar acontecendo é a cerveja artesanal brasileira mais cara que uma importada, é uma determinada cerveja mineira artesanal custar R$ 6 em um supermercado de BH e R$ 23 em Brasília! Alguns impostos como a Substituição Tributária massacram o micro cervejeiro, tornando a cerveja de qualidade um item de luxo. Concordo muito com a sugestão do Gleisson sobre uma nota explicando a real situação ou até mesmo uma matéria sobre o assunto. Garanto que esse mercado tem muito a mostrar!
Marcelo Games
-28/10/2011 às 12:26
Lauro boa tarde.
Não posso dizer nada a respeito dos produtores de vinho, mas em relação ao meio de micro e nano cervejarias o que ocorre é simplesmente o ja exposto por outros leitores, o interesse na inclusão das micro-cervejarias nos Super-simples, por favor atente-se a este ENORME detalhe.
Att.
Rafael
-28/10/2011 às 12:11
Sr. Colunista,
A abordagem que o senhor dispensou ao assunto foi completamente equivocado! O pleito das cervejarias artesanais, assim como dos produtores de vinho brasileiros, é absolutamente legítimo. Gera emprego, renda e leva a cultura nacional para fora do País.
O setor tem tratado trabalhado para ser incluído no regime tributário do Simples de forma absolutamente formal e por meios legais, nos âmbitos regionais e nacionais, com as autoridades competentes que são os nossos parlamentares. A posição do movimento é apartidária (com o apoio de diversos partidos) e respeita todas as matizes ideológicas, diferentemente da sua posição tendenciosa, que publicou um comentário maldoso sem ao menos informar-se sobre o assunto antes!
Espero que o senhor busque se informar sobre o movimento crescente das pequenas e micro-cervejarias regionais!
Alex da Ros
-28/10/2011 às 12:03
Caro Lauro Jardim,
Este é um projeto para a inclusão da microcervejaria no SIMPLES.
Entenda micro como aqueles empreendedores que procuram vender 10 mil, 100mil litros por mês. Diferente da grandes cervejaria que vendem hectolitros por dia.
Tente se colocar no lugar de uma pessoa que procura abrir uma microcervejaria, investir em equipamentos, aluguel, contratação de pessoal, buscar de pontos de vendas, etc e ainda ter que pagar o mesmo imposto de grandes cervejarias já estabelecidas no mercado, que diluem todos estes custos em hectolitros de cerveja. Muito dificil para esse empreendedor individual, não?
Pense também que as microcervjarias geram mais empregos do que a mecanizada industria cervejeira. Agora imagine várias delas espalhadas nas cidades, com o apoio da comunidade local. Iria reduzir o custo de transporte, venda de barris retornáveis poderia ajudar o meio ambiente, desenvolver pequenos fornecedores e gerar renda local. Bom, isso já acontece nos EUA. Pesquise sobre o Movimento “The Craft Beer Renaissance que ocorreu por lá. Verá que isso é possível.
No final de toda essa pesquisa, experimente algumas cervejas artesanais e perceba as diferenças de sabores, harmonize com pratos e verá que não precisa consumir uma caixa da mesma cerveja, mas pouco e de melhor qualidade.
Depois de tudo isso, se você achar ainda que isso tudo é um boteco para deputado, ok, está no seu direito de escrever o que quiser, senão, bem vindo ao mundo das pessoas que dão valor as coisas feitas com dedicação e qualidade.
Um brinde!
Abril dos Santos
-28/10/2011 às 11:54
Caro Lauro Jardim, ao comentar assuntos que são importantes para algum setor da economia, tenha certeza do que está falando, se informe melhor e depois lance seu veneno se for o caso…..vc está ridicularizando um segmento que gera emprego e renda para muitos brasileiros…..
DryRock beer
-28/10/2011 às 11:35
Os estados unidos tambem tiveram dificuldades para concorrer com as grandes corporacoes de cerveja ha 20 anos. La tambem a midia tentou fazer loby. Que a veja nunca foi jornalismo de qualidade todo mundo sabia. O que eu nao via tao claro era que esse jornalista que sempre respeitei fosse publicar materia tao questionavel sem se preocupar com o que esta por detras. A reducao da carga tributaria no sertor de bebidas artesanas liderada pelo citado deputado e um bem para a nacao, gera emprego, bens culturais e economicos. Louvavel o deputado.
Eduardo
-28/10/2011 às 11:28
Será que não é interesse a nação desenvolver industrias, turismo e melhorar a qualidade do produto nacional?
A notícia está muito superficial, temos que entender a questão do SIMPLES com mais detalhes e ajudar o desenvolvimento do país.
Daiane Colla
-28/10/2011 às 11:20
O enquadramento no Simples Nacional é uma luta travada pelas mais de 180 microcervejarias do país.
Pablo Carvalho
-28/10/2011 às 11:12
Prezado Lauro.
As cervejarias artesanais buscam apoio do governo para a inclusão do setor no SIMPLES.
Assim como as outras 99,2% das empresas brasileiras, essas cervejarias são micro e pequenas empresas, empresas familiares. Fazem parte do grupo que emprega cerca de 60% das pessoas economicamente ativas do país.
As micro cervejarias se enquadram nas exigências do SIMPLES NACIONAL, porém, devido a legislação atual são tratadas como as gigantes do setor e não podem usufruir do incentivo do governo.
O que aqueles empresários buscavam era tratamento justo por parte do governo, para que possam continuar exercendo sua atividade.
Uma adequação na tributação que além de permitir a sobrevivência do setor, permitirá que várias outras empresas sejam abertas, gerando mais empregos.
Gleisson
-28/10/2011 às 11:01
Fe/Brasil eles não estão defendendo a “depudaiada” como você disse, apenas apresentando a verdade procure na internet e você vai saber o que aconteceu. No Brasil as microcervejarias pagam muitos impostos e por ser “Micro” deveria ter incentivo o que foi falado na reunião foi a possibilidade da adesão ao simples.
Ps.: Lauro Jardim que tal fazer uma nota explicando melhor a sua posição e fazer uma matéria falando os impostos das microcervejarias e o que foi discutido na ocasião.
CB
-28/10/2011 às 10:51
Logo você Lauro Jardim, um jornalista tão renomado e redigindo uma nota preconceituosa contra os produtores de cervejas artesanais? Procure se informar a respeito, os produtores reivindicam a inclusão de micro cervejaria nacionais no SIMPLES.Lamentável sua nota nesse espaço!!!
Alessandra Ta
-28/10/2011 às 10:49
Infelizmente, o quê vemos ainda é a total falta de conhecimento dos colunistas acerca de um assunto tão importante para o desenvolvimento mercadológico brasileiro.
Ainda vemos a comparação de vinhos, cerveja com libertinagem e baixaria.
Temos um mundo cervejeiro muito mais sério e conciso que apenas ficar bebado, fazer vergonha e bater o carro.
Nossos jornalsitas deveriam checar mais suas fontes antes de utilizar (mal) as mídias sociais para difundir seus pensamentos preconceituosos e tortos.
Atenciosamente,
@CervejaEsmalte
http://www.cervejaesmalte.com.br
http://www.facebook.com/cervejaesmalte
Henrique Oliveira
-28/10/2011 às 10:45
Prezados leitores e Sr.Lauro: Ouçam na CBN (Belo Horizonte 106,1 fm) o programa Pão e Cerveja, que vai ao ar às 11: 50 desta sexta-feira (28.10)e que retrata o assunto do segmento microcervejeiro com a clareza que a Revista Veja necessita divulgar. O link está a seguir. http://cbn.globoradio.globo.com/Player/playerAoVivoBH.htm
Alexandre
-28/10/2011 às 10:36
O evento ocorreu para demonstração da cerveja nacional artesanal pelos seus produtores e eventual inserção das microcervejarias no SIMPLES, incentivando um consumo moderado de cerveja e de maior qualidade.
Ricardo Siqueira
-28/10/2011 às 10:35
Acho que essa reportagem não está condizendo totalmente com a verdade. não defendo nenhum político mas esse evento foi pra pedir que a carga tributaria sobre as micro e nano cervejarias fossem amenizadas e que essas fabricas entrassem no plano do super simples. Outra coisa não teve de criar rota turística, a ideia e basicamente colocar as nanos e micro cervejarias no palno do super simples pra produção torna mais viável, pois a carga tributária é muito alta e a produção se torna pouco rentável.
Como vai ser mostrados produtos alcoólicos dentro do local de trabalho? Realmente o local não foi devido isso eu concordo. Mas essa reportagem também não condiz totalmente com a verdade do evento.
Não estou defendendo nenhum deputado ou senador, até porque sair na defesa de alguns deles é dar um tiro no pé, só estou do lado das cervejarias que fazem cerveja de verdade.
Ivan Campos
-28/10/2011 às 10:27
Faço minhas as palavras da Eliane Mateus Pires. Não sei nada sobre o deputado em questao (embora não nutra a menor sombra de simpatia pelo seu partido) mas venho acompanhando o assunto por ser apreciador de cervejas e fiquei chocado com a, digamos, “liberdade criativa” com que este foi descrito aqui. Torço para que isso tenha sido apenas uma demonstração de ignorancia e não de má fé para com as valentes microcervejarias nacionais.
Paula
-28/10/2011 às 10:25
Está claro como esse Fe/Brasil não entende NADA de cervejas artesanais…
Micro-cervejarias estão no mesmo bolo que a AMBEV e são esmagadas por altas taxas tributárias. São micro-empresas! A conversa está no início, pois infelizmente, no Brasil, a cultura cervejeira não está evoluída! O Senhor/a Fe tem idéia de quantas micro-cervejarias brasileiras existem? Tem idéia da qualidade do Produto?? E do lema “beba menos, beba melhor”, constantemente divulgado pelo segmento??? Consumir Cervejas-artesanais é consumir com sabedoria e responsabilidade! Os micro-cervejeiros merecem respeito, assim como qualquer empreendedor de micro-empresas!
helim
-28/10/2011 às 10:23
O ilustre reporter está cometendo um grave engano. o jantar com os microcervejeiros foi uma moblização do setor visando a contemplação das microcervejarias no simples nacional. pois hoje somos tributados igual ou mais que as grandes cervejarias. o movimento é legitimo, nos microcervejeiros podemos ser, proporcionalmente, grandes geradores de empregos e receitas para o país.
Antonio Augusto
-28/10/2011 às 10:17
Que infelicidade meu colega…
Fica todo mundo aí babando vinho francês, chileno…o presunto espanhol…e quando aparecem produtos refinados ‘terroir’ brasileiro, a máquina fiscal brasileira ao invés de incentivá-los, COMO FOI FEITO AO REDOR DO MUNDO, colocam-no no patamar de produtos simplesmente comerciais. Já viu o estudo das universidades chilenas para plantar uvas francesas ali…já viu o incentivo de governos belgas e alemães para o desenvolvimento de grãos, leveduras, lúpluos para a cerveja que custa 50R$ um copo no brasil….o que vc promove com um infeliz comentário deste é minar uma cultura que tem uma possibilidade enorme de desenvolvimento em vários setores até mesmo o industrial. Por curiosidade leia a história das grandes cervejarias do mundo e veja como elas nasceram.
sds
Lisa Torrano
-28/10/2011 às 10:02
Vamos parando com o falso moralismo porque as micro cervejarias fabricam produtos como qualquer outra indústria, portanto, qual o problema de serem inclusas no simples?
A produção gera empregos e oferece produtos bem melhores do que os da gigante Ambev, por exemplo.
Se você tem problema com seu país dar chance para pequenos produtores por eles fabricam cerveja está na hora de começar a pensar em se mudar para algum país Árabe, né?….
David
-28/10/2011 às 9:48
LAMENTÁVEL
Fe/Brasil
-28/10/2011 às 5:01
SERIAM CHUPINS INSATISFEITOS? Eliane e Alberto, abaixo, estão defendendo a “deputadaiada”, a cerveja, ou seriam integrantes de ONGS chupins do trabalho do povo irresignadas com a queda do ministro Chupim? Também parece ser uma dupla PTralha em defesa de uma cambada irresponsável, pois o local proprio para o loby da cerveja é o local de “trabalho” da “deputadaida” e não a residência paga pelo povo, eventualmente transformada em boteco do presidente PTRALHÃO, destinada a lobys particulares. Shôo PTralhas!
Eduardo
-27/10/2011 às 23:06
Já um péssimo presidente da câmara, agora deve especializar-se em curvas etílicas!
Eliane Mateus Pires
-27/10/2011 às 21:45
Caro Jornalista, nota-se que nem ao menos o senhor buscou qualquer informação verídica para escrever o que chama de reportagem. O que houve realmente foi a tentativa de inclusão de micro cervejarias nacionais no SIMPLES, como já foi citado anteriormente por nosso amigo Alberto de Oliveira. Mas não percamos tanto tempo nos comentários caros colegas apreciadores da cerveja artesanal nacional, já que nosso ilustríssimo jornalista colocou tal legenda para foto acima, não se importando ao menos em colocar o “r” na Cerveja. Amigo jornalista, passe ao menos o texto no Word antes de copiar e colar!
Alberto De Oliveira Nascimento
-27/10/2011 às 18:42
O autor do texto deve repensar fortemente sua carreira de jornalista! Publicar noticia sem o mínimo de embasamento não é só incompetência, é no mínimo um crime. Sou um consumidor fiel de cervejas especiais e apaixonado pelas cervejas produzidas em micro cervejarias nacionais, e digo que nosso maior problema como consumidor dessas iguarias é a carga tributária arrasadora. Que fique o autor deste absurdo ciente que a reunião de 25.10 na casa do deputado Marco Maia tinha como objetivo um debate a respeito da inclusão das micro cervejarias nacionais no SIMPLES, reduzindo assim sua carga tributária. Hoje nosso país produz cervejas premiadas mundialmente e cérebros cervejeiros renomados, lhe garanto que eles não se mobilizariam por um “boteco político”. Caso o sr. jornalista queira atacar de alguma forma o deputado citado peço que, pelo menos, faça isso sem atingir os micro cervejeiros nacionais.
Fe/Brasil
-27/10/2011 às 17:26
O “BAFO” ESTÁ POR TRÁS DISSO! – O chefe “Lulão bafo de oncinha” deve ser um dos organizadores da festa da “deputadaiada”. É fácil entender: começou com vinho e musica, seguirá com cerveja e a apoteose acontecerá com CACHAÇA, a mais leal companheira do “bafo”, nosso incansável “jegue alcoólatra”.