Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Zume, a ‘pizzaria robótica’ do Vale do Sílício

Um ex-executivo da Microsoft resolveu criar um delivery de pizzas e inovar ao trazer os robôs para ajudar na preparação da comida

Região conhecida por ocupar as sedes das principais empresas de tecnologia, como Facebook, Google e Apple, o Vale do Silício abre espaço para empreendimentos alternativos. É o caso da startup Zume, uma pizzaria delivery, baseada em Mountain View, em São Francisco, com um conceito automatizado no qual robôs ajudam os funcionários a agilizar a preparação das pizzas.

O estabelecimento foi criado por Alex Garden – ex-chefe da Xbox Live, serviço do videogame da Microsoft, e ex-CEO da desenvolvedora de games Zynga , que decidiu deixar os escritórios dos luxuosos edifícios do Vale do Silício para se mudar para um galpão onde montou uma pequena “linha de montagem” gastronômica: um dos pizzaiolos faz a massa, abre-a com uma máquina específica, e a coloca em uma esteira rolante. Em seguida, dois robôs, que ganharam até nomes, ajudam a fazer o resto: “Martha” espalha o molho em cada massa já esticada e “Bruno” coloca as pizzas nos fornos (os recheios, por enquanto, ainda são colocados por um dos funcionários humanos).

Em entrevista à Bloomberg, Garden, de 41 anos, revela a ambição de mudar a indústria do delivery. “Queremos ser a Amazon da comida”, diz o executivo. A partir de agosto, Garden pretende lançar um recurso para a pizzaria que segundo ele pode mudar o mercado de delivery: o empreendedor desenvolveu, dentro de cada furgão de entrega, 56 mini-fornos, que assarão as pizzas no caminho. De acordo com o executivo, “isso garante que a comida chegue o mais quente e fresca possível e também o tempo de entrega será otimizado”.  Mas, por enquanto, as pizzas são inteiramente assadas no próprio estabelecimento, já que a vigilância sanitária municipal ainda não aprovou a novidade.

LEIA TAMBÉM:
Conheça Pepper, o garçom-robô da Pizza Hut

Investimento – Ainda de acordo com informações da Bloomberg, a pizzaria robótica do Vale do Silício já recebeu sondagens de diversos grupos de investimento, inclusive o Google Ventures, e da AME Cloud Ventures, empresa de capital de risco do cofundador do Yahoo, o taiwanês Jerry Yang.