Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Wikipédia arrecada 16 milhões em tempo recorde

Mais de 500.000 pessoas contribuíram para que o site continue gratuito

A Fundação Wikimedia, que mantém a Wikipédia, anunciou neste sábado que conseguiu arrecadar 16 milhões de dólares até o final de 2010. A meta, atingida em tempo recorde, era mais que o dobro dos 7,5 milhões necessários no ano passado.

De acordo com a organização, mais de 500.000 pessoas do mundo inteiro doaram, em média, 22 dólares. A quantidade de doadores mais que dobrou em relação ao ano anterior: em 2009, haviam sido 230 mil. A maior parte do dinheiro – 13,5 milhões – foi arrecadada por doações on-line.

A Wikipedia, que completa 10 anos no próximo dia 15, se tornou o quinto site mais visto do mundo, de acordo com seu fundador, Jimmy Wales. A Fundação Wikimedia pede doações no final de todo ano, para garantir que a enciclopédia permaneça gratuita e livre de anúncios.

Em um comunicado, Wales interpreta o apoio recebido como “um testemunho do espírito do movimento da enciclopédia livre,” acrescentando que “a Wikipedia é um recurso público criado e mantido por centenas de milhares de voluntários, pago por meio milhão de doadores e da qual dependem mais de 400 milhões de pessoas. É realmente criado, apoiado e mantido pelo usuário.”