Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vimeo aposta em HTML 5 para ganhar espaço no iPhone e iPad

O site Vimeo, predileto entre os produtores de vídeos, fotógrafos e artistas, apostou no HTML 5 para que seu conteúdo pudesse ser acessado por usuários de iPhone e iPad. Até então, o material publicado na plataforma era disponibilizado em Flash e não podia ser exibido nos aparelhos da Apple.

Segundo Andrew Pile, vice-presidente do Vimeo, foi preciso quase cinco meses de desenvolvimento para que a equipe encontrasse uma solução para o reprodutor de vídeos on-line. O executivo afirma, no entanto, que a partir de agora a interface do site será baseada na nova linguagem de programação.

Em abril, quando o iPad foi lançado, havia somente uma maneira de compartilhar vídeos através do dispositivo: via YouTube. Outros serviços bastante segmentados, como Viddles e Sorenson Media’s 360, também ofereciam soluções àqueles que queriam usar o tablet para consumir material audiovisual, desde que fosse contratada uma assinatura mensal de, aproximadamente, 100 dólares.

O Vimeo é gratuito e pode ser usado para fins não comerciais. O serviço oferece também canais Netflix e Amazon, focados em conteúdo sob demanda (pago).

“Agora as pessoas podem assistir aos vídeos na cama”, brincou Pile ao fazer o anúncio da novidade.