Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vendas de celulares caem 2% globalmente

Segundo levantamento da Gartner, fabricante Samsung aumentou sua liderança sobre a Apple em todo o mundo

A Gartner, instituto de pesquisa especializado no setor de tecnologia, divulgou nesta terça-feira um novo relatório sobre o mercado móvel global. Segundo estudo da consultoria, a venda de celulares no último trimestre caiu 2%, para 419 milhões de aparelhos, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados, garante a Gartner, diminuirão a projeção de comercialização para 2012 e apontam maior liderança da Samsung sobre a sua concorrente Apple.

Leia também:

Apple e Samsung realizam disputa judicial histórica por smartphones

Apple cobra 2,5 bilhões de dólares da Samsung por violação de patentes

iPhone causou ‘crise de design na Samsung’

Samsung diz que Apple ‘não inventou o retângulo’

Atualmente, a companhia sul-coreana representa 21,6% do mercado, ao passo que a Apple segue ocupando a terceira posição, atrás da Nokia (19,9%), com 6,9%.

Segundo Anshul Gupta, analista da consultoria, os consumidores estão reticentes em relação à compra de um novo aparelho. “O mercado parece mais fraco do que a previsão do início deste ano”, diz.

A onda de ceticismo, porém, não parece ter comprometido o desempenho da Samsung, que no último trimestre testemunhou um crescimento de 30% na comparação anual. Graças à linha Galaxy, a companhia superou a Nokia como líder do setor.

Sistemas operacionais – O Android, do Google, ampliou sua liderança, de acordo com o relatório da Gartner. O sistema hoje representa 64% do mercado, enquanto o iOS, da Apple, detém 19% do setor.