Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Vaia a Dilma engrossa nas redes sociais

Citações a "panelaço" crescem dez vezes em um dia. "Análise de sentimento" de postagens mostra insatisfação crescente com a presidente

Por Da Redação 11 mar 2015, 12h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O pronunciamento de Dilma Rousseff em rádio e TV, no último domingo, durou 16 minutos. Mas a reação à fala da presidente continuou reverberando no Twitter e no Facebook.

    Publicidade

    Leia mais:

    Publicidade

    No Twitter, #VaiaDilma bate #DilmadaMulher. Veja disputa minuto a minuto

    ‘Dilma+impeachment’ explode nas redes sociais

    Publicidade

    Segundo relatório da Scup, empresa de monitoramento, gestão e análise de mídias sociais, o número de postagens nas duas redes associando o nome da presidente a termos como “impeachment”, “panelaço”, “pronunciamento” ou “discurso” disparou a partir da segunda-feira. Entre 0h do domingo e 12h30 da segunda, foram encontradas nas duas redes 11.200 postagens obedecendo àqueles critérios, número que saltou para 106.800 no período compreendido entre 12h30 de segunda e 16h desta terça.

    Continua após a publicidade

    Entre todas as mensagens analisadas, os termos mais citados são “panelaço” e a hashtag #VaiaDilma. “Panelaço” liderou a lista nos dois períodos. No primeiro (h0 de domingo a 12h30 da segunda), o termo aparecia em 83% das mensagens; no segundo, em 52%. Em termos numéricos, contudo, a evolução foi substancial, passando de 9.300 para 61.000 menções – um crescimento de mais de 550%. A parcela de posts que usaram a hashtag #VaiaDilma se manteve idêntico, 23%, mas também cresceu em termos absolutos, passando de 2.500 para 27.000 – crescimento de quase onze vezes.

    Publicidade

    Também foram citados nas postagens termos como “PT”, “Lula”, “FHC”, “Petrobras”, “PSDB” e “Aécio”. No segundo período analisado, eles aparecem, respectivamente, em 9,5%, 3,3%, 2,3%, 1,9%, 1,4% e 1,2% dos posts. É possível que um mesmo post fizesse menção a mais de um termo.

    Além de revelar que aumentou a gritaria virtual contra Dilma, o monitoramente da Scup realizou a chamada “análise de sentimento” das postagens. No primeiro período, cerca de 60% dos posts eram críticos à presidente (e 40% favoráveis), cifra que subiu para 87% no segundo. Para a análise de sentimento, o monitoramento identifica automaticamente termos usados para demonstrar apoio ou rejeição a Dilma. Nos casos em que há dúvida, a avaliação é feita manualmente por uma analista.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.